sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

LIÇÃO 3 - APRENDENDO COM JESUS A SERVIR

Lições Bíblicas - Editora Central Gospel


Comentarista: Pastor Marcos Antonio da Silva


___________________________________________________________________________________________

LIÇÃO 3



APRENDENDO COM JESUS A SERVIR



Texto Bíblico Básico: Mateus 20:20-28



20 – Então, se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o e fazendo-lhe um pedido.

21 – E ele diz-lhe: Que queres... Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem um a tua direita e outro a tua esquerda, no teu Reino.

22 – Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedís; podeis vós beber o cálice que eu hei de beber e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado... Dizem-lhe eles: Podemos.

23 – E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice, mas o assentar-se a minha direita ou a minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai tem preparado.

24 – E, quando os dez ouviram isso, indignaram-se contra os dois irmãos.

25 – Então, Jesus, chamando-os para junto de sí, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados e que os grandes exercem autoridade sobre eles.

26 – Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal;

27 – E qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja o vosso servo,

28 – Bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.



TEXTO ÁUREO



Pois qual é maior: quem está a mesa ou quem serve... Porventura, não é quem está a mesa... Eu, porém, entre vós, sou como aquele que serve.

Lucas 22:27





COMENTÁRIO



Palavra Introdutória



Diz um ditato popular, que quem não vive para servir, não serve para viver. Creio que esta verdade aplica-se a todos os salvos em Cristo, porque fomos salvos para servir a Deus e ao próximo. E, o que dá sentido a nossa vida cristã, é o serviço que prestamos ao Senhor.

Quando em Mateus 20:20-28, Jesus responde a ambição de Tiago e João, sobre o assentar-se ao seu lado no seu Reino; Jesus faz menção dos poderosos da Terra, que dominam sobre as gentes, referindo-se que em todos os lugares e em todas as épocas; os homens sentem-se honrados quando servidos, e julgam que é a maior desonra servir. Em seguida Jesus, revela aos seus discípulos um sentido paradoxal de grandeza, que ser grande em seu Reino é ser servo.

Se voce quiser realmente ser grande, a direção que deve seguir é descendente.

Voce deve descer para a grandeza. (Bill Hybels)





1. COMO JESUS NOS ENSINA A SERVIR



1.1 Jesus nos ensina a servir pelo exemplo



Em João 13, Ele nos ensina a respeito, tomando a toalha e a bacia, e lavando os pés de seus discípulos. Não foi coagido a fazer, mas em completo despreendimento e amor pelos seus, ensina-nos pelo exemplo a grandeza de ser servo.

Nunca se viu em nosso meio evangélico, tanta promoção pessoal, estrelismo, competições, cultos antropocentricos (quando o homem é o centro), etc.

O Espírito Santo clama por líderes servos que tomem a toalha e a bacia, e sejam simplesmente servos (Rm 1:1)

Que o exemplo maior de nosso Senhor Jesus, nos faça a cada dia humildes e operosos em sua Obra, o servindo com amor.(Mt 11:29)



1.2 Jesus nos ensina a servir por amor



A melhor resposta que temos, da linda atitude de Jesus em lavar os pés dos seus discípulos (Jo 13), está no versículo 1: Tendo amado os seus, amou-os até o fim...

Jesus nos ensina que o serviço deve ter como motivação, o amor. Caso contrário, será mera obrigação. A essencia do serviço cristão é o amor.

Ao realizarmos qualquer obra para Deus; antes dEle julgar a obra em si, julga primeiro a motivação daquele serviço. Que a nossa motivação seja o amor derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5:5)

Ao chamar Pedro para o santo Serviço do Reino, Jesus vai direto no coração de Pedro, sondar-lhe qual era a sua motivação: Simão filho de Jonas, amas-me mais do que a estes... Ele respondeu: Sim Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. (Jo 21:15)

Sejamos como Davi, que servia a Deus por amor, a ponto de se comparar a um escravo de orelhas furadas (Sl 40:6); escravo este, que por muito amar seu senhor, mesmo tendo sua liberdade concedida, espontaneamente decidia servir seu senhor por amor.

Aprendemos com Jesus que o ser deve preceder sempre o servir. É notável no Evangelhos, que antes de fazer o bem a todos, Jesus movia-se antes de íntima compaixão. Seu serviço era motivado pela maior das virtudes – o amor (1 Co 13:1-8).



1.3 Jesus nos ensina a servir com humildade



Serviço e humildade, normalmente não andam juntos no cotidiano de muitos. A competição pelos melhores postos e a busca pelo aplauso e reconhecimento, sem dúvida é a proposta mais aceita por aqueles que priorizam seus interesses.

Nos dias de Jesus, não era diferente dos nossos neste sentido. E foi neste ambiente grassado pela arrogancia humana, que o Senhor ensinou a contra-cultura da humildade, como bem define C. Gene Wilkes em seu renomado livro: O Último Degrau da Liderança:

Jesus viveu a humildade que pregou. Quando o apóstolo Paulo insistiu com os cristãos de Filipos para servirem uns aos outros, ele fez menção da vida de Jesus e lembrou aos amigos, a verdadeira fonte de sua força.

Por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros (Fp 2:3,4). Como fazer isso...perguntaram-se os leitores. Paulo respondeu, ao escrever-lhes: Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. (Fp 2:5)



O servir com humildade de Jesus, revela-nos preciosos ensinos:

- O serviço com humildade apresenta-se despido de ostentação e arrogancia - Levantou-se da ceia, tirou as vestes (a capa), e tomando uma toalha, cingiu-se.(Jo 13:4)

- O serviço com humildade cingi-se de solidariedade e nobreza - ...tomando uma toalha, cingiu-se (Jo 13:4)

- O serviço com humildade não tem preconceitos – sendo Senhor e Mestre de voces, lavei-lhes os pés... (Jo 13:14)

- O serviço com humildade é cheio de amor e misericórdia – Jo 13:5,18

Ele sabia que Judas iria trai-lo, mesmo assim, lavou os pés do atuto traidor. Será que no lugar de Cristo, não ferveríamos aquela água em alta temperatura, para punir Judas. No entanto, com amor e misericórdia, o Senhor lavou os seus pés, dando provas de seu amor e misericórdia.





2. SERVIDÃO VERSUS SERVIÇO



2.1 Fomos resgatados do mundo de pecado para servir a Deus



O apóstolo Paulo fala em 1 Tessalonissenses 1:9,10, que fomos salvos para dois grandes propósitos: Servir e Esperar. ...e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.

O momento da conversão marca a entrada no Serviço do Senhor. (At 9:6)

Como bem diz, o pastor e escritor Wagner Gaby: Não fomos salvos para ingressar em uma espécie de disneylandia espiritual . Fomos chamados para trabalhar para a Obra do Senhor e Ele conta conosco (Is 6:8; Mt 21:28).

Não importa onde e como Ele quer nos usar; nos rendamos ao seu chamado, pois, para isto fomos salvos. Portanto, ponhamos a mão ao arado e não olhemos para trás. Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus (Lc 9:62)



2.2 Antes servidão, agora serviço



Há uma grande diferença entre estes dois termos no contexto da vida cristã: servidão e serviço. Servidão significa escravidão.

Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. (Ex 20:2)

Ao chamar Moisés para a grande missão de liderar o povo de Israel, tirando-o da servidão, deixou claro o propósito desta libertação: Serviço

Certamente Eu serei contigo, e isto te será por sinal de que Eu te enviei: quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. (Ex 3:12)

De igual modo como Igreja resgatada pelo Sangue (1 Pe 1:18,19), fomos salvos da servidão do pecado para servirmos hoje a Cristo (Rm 6:16-18)


2.3 Quatro propostas do rei da servidão, para que não sirvamos a Deus

-Sirva a Deus sem perder o vínculo com o mundo

Então clamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra (Ex 8:25)

Sabemos que a amizade com o mundo é inimizade com Deus (Tg 4:4)



-Sirva a Deus, mas seja um cristão que não progride na vida espiritual

Então, disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor, vosso Deus, no deserto; somente que indo, não vades longe...(Ex 8:28)

Seja o nosso desejo de ir longe na santificação (Ap 12:11), ir longe na oração (1 Ts 5:17), ir longe no estudo da Biblia (Jr 15:16), ir longe na evangelização (At 1:8), ir longe na adoração (Jo 4:20-24)


-Sirva a Deus, mas não te importes com a salvação de tua família

Quais são os que hão de ir...E Moisés disse: Havemos de ir com nossos meninos e com os nossos velhos, com os nossos filhos, e com as nossas filhas...(Ex 10:8,9)

Não sosseguemos, até vermos toda nossa casa salva por Jesus, pois esta benção é promessa bíblica (At 16:31)


-Sirva a Deus, mas sem ofertar e dizimar

Então, Faraó chamou a Moisés e disse: Ide, servi ao Senhor, somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas...

Sirvamos a Deus com tudo que somos e temos (Sl 103:1,2), honrando ao Senhor sempre com as primicias de toda a nossa renda (Pv 3:9), sendo fiéis nos dízimos e nas ofertas para sua Obra (Ml 3:8-10)


3. ASPECTOS SINGULARES DE NOSSO SERVIÇO A DEUS


3.1 O Serviço Sacerdotal

Este serviço tem caráter devocional (1 Pe 2:5).

Pelo Sangue de Cristo fomos feitos para Deus reis e sacerdotes (Ap 5:8,9)


3.2 O Serviço Promocional

Espera-se de cada servo de Deus que seja um promotor das Boas-novas de Salvação (Is 52:7). Pregando o Evangelho a toda criatura (Mc 16:15).


3.3 O Serviço Celestial
Quem imagina que o Céu é um lugar de inatividade, engana-se grandemente. A Bíblia nos assevera com toda a clareza, que por toda a Eternidade, serviremos ao Senhor, sem dúvida, com o maior dos serviços - O serviço da adoração.

E ali nunca mais haverá maldição contra alguém, e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. (Ap 22:3)

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...