quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O QUE SIGNIFICA SEMEAR COM FÉ


Jo 6:1-13

Introdução:
·       Qual é o lavrador que sai a semear sem objetivo, sem espectativa de uma boa colheita (“Estou jogando a semente...brotando ou não...não importa...)

·       Nenhum lavrador procede assim.   Ao tomar a semente – não vê apenas uma semente – já está vendo uma grande colheita.

·       Fundamentado no grande milagre da Multiplicação de 5 pães e dois peixinhos – chamo a vossa atenção para o tema deste trabalho: SEMEANDO COM FÉ PARA COLHER MILAGRES

·       Pensemos o que significa – SEMEAR COM FÉ

1.    SEMEAR COM FÉ SIGNIFICA SEMEAR EM TEMPOS DIFÍCEIS

a)    A multidão estava cansada e faminta -  Eram pessoas vindas de todas as partes de Israel, que seguiam a Jesus pelos milagres que via – Jo 6:2

b)    O Evangelista Mateus informa que o lugar era deserto e a hora era avançada.    Estavam em um lugar sem recursos e a escuridão da noite campeava.    Hora difícil para socorrer todas aquelas pessoas cansadas e famintas.

c)     Semear em tempos de prosperidade é uma facilidade.  Quando não faltam condições, recursos.   Saúde pra dar e vender.  Conta bancária gorda.  Uma grande reserva guardada, etc...      Semear nesta hora, é importante – Mas, o mais desafiador – é semear na hora da crise, quando nos faltam os recursos.
ü    1 Rs 17 – A viúva da Zarefate semeou em tempo difícil:
1º.) Havia miséria e fome na terra

2º.) Aquela mulher não era uma viúva rica, mas paupérrrima
Imagino que ao ser ordenado por Deus para sair do Querite e ir para Zarefate, quando o Senhor lhe diz: - Eu ordenei ali que uma viúva te sustente.   Quem sabe ele pensou...deve ser uma viúva rica...será sem dúvida uma ofertante em potencial para o sustento de meu ministério... - Mas, ao chegar em Zarefate, encontra uma viúva paupérrima que com seu filho estavam 'a espera da morte pela fome.

3º.) Ela é desafiada a semear em tempo difícil 
- O profeta Elias primeiro pede-lhe água, simultaneamente – ordena-lhe: Traga-me também um bocado de pão...

4º.) Aprendemos que semear em tempos difíceis fala de honrar a Deus primeiro
– Notemos que ela disse ao profeta: - Vou fazer um bolo para mim e para meu filho, vamos comer e depois vamos esperar a morte.
 - 1 Rs 17:13   “E Elias lhe disse:  “ Não temas;  vai e faze conforme a tua palavra;  porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora;  depois  farás para ti e para teu filho.”
 A primeira impressão que temos quando lemos este texto, é que o profeta foi mal educado e atrevido.   Não, isto não é verdade.   Consideremos, que Deus falava por Ele.   Aquela palavra desafiadora confrontava a fé da viúva.  Elias era o representante de Deus.  Era Deus falando por ele, com a seguinte mensagem: PRIMEIRO PARA MIM.

5º.) Quando semeamos assim – Colocando Deus em primeiro lugar – A benção acontece:     “A farinha da panela não se acabará e o azeite da botija não faltará.”, até ao dia em que o Senhor de chuva sobre a terra.” – 1 Rs 17:14

* Salmo 126:5,6

2.    SEMEAR COM FÉ SIGNIFICA  CONFIAR QUE O SENHOR SABE TUDO
Jo 6:5    “Então Jesus levantando os olhos e vendo que uma grande multidão vinha ter com Ele, disse a Felipe:   Onde compraremos pão, para estes comerem...”

a)    Quando nós fazemos uma pergunta – é porque nós queremos aprender.   Todas as vezes que o Senhor faz uma pergunta é para ensinar:
ü    Gn 3:8 – “Onde estás Adão...” (Não perguntou para saber onde Adão estava - mas, para chamar sua atenção para seu real estado de pecado)
ü    1 Rs 19 – “Que fazes aqui Elias...” (Não perguntou porque não sabia o que Elias estava fazendo naquela caverna,  mas, para lebra-lo de sua chamada e que havia muito a fazer no Reino)
ü    Lc 24 – “Que palavras são estas que trocais pelo caminho...” (Não pergunta como um desinformado;  mas, pergunta com santa ironia no propósito de mostrar-lhes a maior das verdades: De que havia ressuscitado dentre os mortos).


b)    Neste caso aqui – Jesus pergunta para ensinar – Que Ele tudo sabe:
- Jo 6:6    “Mas dizia isto para o experimentar;  PORQUE ELE BEM SABIA O QUE HAVIA DE FAZER.”

ü    Ele sabeRm 11:33,34

ü    Durante as nossas provações, desafios e aflições – Nós não sabemos, mas Ele sabe -  Jo 13:7


3.    SEMEAR COM FÉ SIGNIFICA ENTREGAR O QUE TEMOS NAS MÃOS DO SENHOR
Jo 6:8,9     “E um dos seus discípulos, André irmão de Simão Pedro, disse-lhe:   Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isso para tantos...”

a)    Primeiramente é digno de nota dizer – que se este rapaz fosse egoísta, ele simplesmente esconderia o seu lanche e não diria nada.        Mas, este menino era generoso – A generosidade deste menino era maior que a fome daquela gente.   O coração daquele menino era maior que a multidão de 5.000 homens (sem contar mulheres e crianças)

b)    Não se pode semear com fé se formos avarentos, individualistas, egoístas.  Crente munheca de samambaia – não dá, mas também não recebe.

c)     Costumo dizer que na mão do menino eram 5 pães – Nas mãos de Jesus (virou uma padaria).   Nas mãos do menino eram 2 peixinhos – Nas mãos de Jesus (uma peixaria).

ü    Na mão de Sansão era apenas uma queixada de jumento – Na mão de Deus virou uma bazuca
ü    Na mão de Davi era uma pedrinha – Na mão de Deus virou um míssil tele guiado
ü    Na mão de Dorcas era uma agulha – Na mão de Deus virou uma Singer...destas que costura, chuleia e prega botões...


4.    SEMEAR COM FÉ SIGNIFICA DESCOBRIR O MISTÉRIO DA PARTILHA

Jo 6:11  “E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos,  e os discípulos, pelos que estavam assentados;  e igualmente também os peixes, quanto eles queriam.”

a)    Semear com fé significa descobrir o mistério da partilha.                                       E qual é o MISTÉRIO DA PARTILHA – É A MULTIPLICAÇÃO

b)    Não existe multiplicação sem partilha.  Se eu não reparto, nada se multiplica – Lc 6:38

c)    A viúva de Zarefate só viu a multiplicação em sua casa – Quando ela repartiu o que tinha.   E quando repartiu, o milagre aconteceu.  E a multiplicação foi tão tremenda que por dois anos – ela ia na botija e tinha azeite – ia na panela, e tinha farinha.

d)    Inesquecível para mim é o testemunho vivido na congregação onde cresci em Curitiba (Bacacheri).  Há aproximadamente 35 anos atras, após um abençoado culto em um culto na casa da irmã Ana Milani (na Rua Costa Rica), a referida irmã muito feliz pela presença de mais de 40 irmãos em sua casa - desejou fazer um café.  Enquanto os irmãos se confraternizavam,  ela vai até a cozinha;  mas, constata que tem poucas colheres de café (que dava apenas para um pequeno bule de café).  Irmã Ana cheia de fé enquanto preparava aquela pequena porção de café que tinha, começou a orar ao Senhor:
- Eu sei Senhor que podes multiplicar este café para meus irmãos...
Em ato contínuo, começa a servir aos irmãos.   Todos se servem sobejamente,  e os minutos se passam entre louvores a Deus e a boa conversa.   Em dado momento, irmã Ana lembra que fez apenas um bule de café (cuja quantidade daria no máximo para servir 5 ou 6 irmãos);   ela então vai até a mesa e ao levantar a tampa do bule, glorifica ao Senhor tomada pelo grande milagre - O BULE AINDA ESTAVA CHEIO COMO SE NINGUÉM TIVESSE TOMADO CAFÉ AINDA.
E, que extraordinário, todos já haviam se fartado.   
Carinhosamente, os irmãos apelidaram aquele abençoado bule, de o
BULE DO MILAGRE.   
Que maravilha, o Senhor é maravilhoso!


5.    SEMEAR COM FÉ SIGNIFICA COLHER FRUTOS PARA O PRESENTE E TAMBÉM PARA O FUTURO
- Jo 6:12,13
Aquele milagre teve implicações para aquele dia e para o depois.
É assim que Deus faz: Abençoa o nosso presente e garante o nosso futuro - 1 Rs 4:7

Pastor Marcos Antonio

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...