terça-feira, 11 de agosto de 2015



O SALMO 23 E SUA MARAVILHOSA MENSAGEM
(Mensagem 1)
Introdução:                                          
ü O Salmo 23 é o mais conhecido e o mais amado Salmo do povo de Deus...  Sua mensagem de confiança em Deus tem trazido alento, paz, segurança, alegria durante a jornada da existência.

ü O Salmo 23 é o texto mais lido no mundo. É o mais amado. É o primeiro que as crianças decoram. É o texto mais lido à beira do leito da enfermidade e o predileto dos cultos fúnebres. Neste Salmo, marinheiros têm achado um porto seguro, os errantes têm encontrado o caminho, os tristes têm encontrado consolo e os doentes cura. Este Salmo tem sido musicado em centenas de canções, traduzido em milhares de línguas e confortando milhões de coração.              O mesmo Deus que alimenta as aves do céu e veste os lírios do campo, também cuida de nós. Ele é o nosso provedor. Ele é o nosso pastor.

ü A Bíblia apresenta o nosso Deus como Pastor:

No  Salmo 80 – Ele é o pastor de Israel -
Em  João 10 – Ele é o pastor da Igreja
Em  Ec 12.11 – Ele é o Único Pastor
Em  Jo 10.11 – Ele é o bom Pastor – “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”
Em  Hb 13.20 – Ele é o grande Pastor – “Ora, o Deus de paz, que pelo Sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a Nosso Senhor Jesus Cristo, Grande pastor das ovelhas.”
Em 1 Pe 5.4 – Ele é o Sumo Pastor

ü Quero chamar a tua atenção neste estudo bíblico, para algumas preciosas verdades que este Salmo nos apresenta:

1.  A TERNA FIGURA DO PASTOR
Salmo 23.1  “O Senhor é meu pastor...”
- Davi é o autor deste Salmo inspirador. 
ü Davi era soldado – ele poderia ter dito: O Senhor é meu comandante chefe e eu sou seu soldado.
ü Davi era músico e cantor:  O Senhor é meu maestro e eu sou seu músico.         
ü Davi era poeta:  O Senhor é minha pena e minha inspiração e eu sou seu poeta.          
ü Davi era um grande rei:  O Senhor é meu rei e sou seu súdito.
ü Mas, Davi vai em busca da figura mais terna, mais afetiva, mais próxima de seu coração e declara com todo amor de sua alma:    O Senhor é meu pastor e eu sou sua ovelha.
ü Davi conhecia a fundo a vida de um pastor de ovelhas. Conhecia as carências e debilidades de uma ovelha; e de como ela depende do cuidado do pastor.

2.  NÃO CONHEÇA APENAS O SALMO DO PASTOR; CONHEÇA O PASTOR DO SALMO

ü Note que Davi poderia ter escrito: “O Senhor é pastor...”

ü Note que Davi emprega o pronome possessivo: “Meu” “Meu pastor” – Isto revela conhecimento, experiência e intimidade.

ü Outros exemplos na Bíblia:   
- O Salmista no Salmo 91.1,2
- Paulo ao falar do Deus que provê tudo – Fl 4.19

ü Tem você esta comunhão....este conhecimento... esta intimidade...   Você conhece o Pastor do Salmo, e não apenas o Salmo do Pastor....

ü Corremos o risco de nos acostumarmos com a mensagem do Salmo 23 e não vivermos o que ele nos diz:    Nenhum Salmo é mais publicado.  Em quadros, em adesivos, em panos de prato e toalhas, nas traseiras de caminhões...   Mas, é preciso viver o que o Salmo diz, e não apenas conhece-lo de cór.

ü Ilustração: - Concurso em um Teatro (U.S.A.) Prêmio para quem melhor declamasse o Salmo 23. Vários atores se apresentaram.... Um ator impressionou a todos com sua retórica... Mas, um velhinho que subiu ao palco em passos lentos (já cansado pelo peso dos anos)...começou a declamar o Salmo 23... quando todo auditório em lágrimas ficou em pé aplaudindo o velhinho.  Um dos juízes do concurso, emocionado reiterou: “Os que se apresentaram anteriormente, conhecem apenas o Salmo do Pastor, mas este senhor...conhece o Pastor do Salmo!...

3.   SOMOS OVELHAS DO BOM PASTOR

ü Em toda a Bíblia somos comparados com ovelhas:
- Salmo 79.13  “Assim, nós, teu povo e ovelhas do teu pasto...”
- Salmo 100:3  “Foi Ele e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto.”
- Mateus 10.16  “Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos...”
- João 10.27   “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e Eu as conheço, e elas me seguem.”
- Mateus 25.33  “E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.”

ü E  ao nos comparar com ovelhas, a Palavra de Deus identifica vários tipos de ovelhas.     Por exemplo, no capítulo 34 de Ezequiel, temos alguns tipos de ovelhas:
- Ez 34.16  “A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei, mas   a gorda e a forte destruirei;  apascentá-las-ei com juízo.”

ü Quais são as características da ovelha:
1ª.) A ovelha é o animal menos capaz de cuidar de si própria – As ovelhas são simplesmente ingênuas e tolas.

2ª.) As ovelhas são indefesas – Elas não possuem presas ou garras. Elas não podem mordê-lo nem correr mais que você.

3ª.) As ovelhas se sujam com facilidade – Um gato pode limpar-se. Um cachorro também. Vemos pássaros no banho e ursos no rio. Mas ovelhas? Elas se sujam e ficam assim mesmo.

4ª.) As ovelhas são míopes – Elas não enxergam os perigos a frente. Elas não vêem o abismo nem percebem a chegada do lobo, das feras, do predador.

5ª.) As ovelhas são teimosas – Muitas vezes o pastor precisa usar a vara e até mesmo o cajado para tirá-la do abismo, porque ela teima em andar longe do rebanho.  (Is 53.6)(Sl 119.176) (Mt 9.36)

6) As ovelhas não têm senso de direção – Se deixadas sozinhas podem cair em abismos e seguir trilhas perigosas.
Ilustração: O homem que foi fazer um safári na densa selva africana. Perguntou ao guia: onde está o caminho: eu sou o caminho.  (Assim Jesus nosso Pastor nos diz: Eu sou o Caminho (Jo 14.6)

7º.) Os seus dotes podem ser  bênção ou  ruína – A sua lã abençoa a todos gerando fonte de lucro (roupas e cobertas de frio) etc...  Mas a sua lã pode ser também sua ruína.  Um peso mortal. Quando a ovelha cai na água a sua lã a arrasta para o fundo do poço (por causa da retenção de água) e ela pode morrer se não for resgatada.

8ª.) A ovelha é um animal muito sensível – Se irrita com facilidade.  Dizem os estudiosos, que os costumeiros mosquitinhos que em quantidade, sempre estão rodeando sua cabeça, penetram nos ouvidos e nas narinas causando grande irritação. Isto já suficiente para que ela saia correndo em disparada; o que pode provocar um susto em todo rebanho.

9ª.) A ovelha gosta de dar cabeçadas em outras ovelhas.  Quando o pastor guarda as ovelhas no aprisco, comumente isto acontece. E, nesta hora o pastor tem que entrar no aprisco das ovelhas para corrigi-las.


4.  A PLENA SATISFAÇÃO CONCEDIDA PELO NOSSO PASTOR
Sl 23.1  “O Senhor é meu pastor, nada me faltará”

ü O texto original Hebraico diz“O Senhor é meu pastor, de nada terei falta.”   (a Nova Versão Internacional diz o mesmo)

ü A maior e mais congestionada prisão do mundo é a prisão do querer do insatisfeito. Nenhuma prisão é tão populosa, nenhuma é tão opressiva, e, além disso, nenhuma é tão permanente. A maioria dos ocupantes nunca sai. Eles nunca escapam. Nunca são soltos. Eles querem alguma coisa: Querem algo maior. Mais bonito. Mais rápido.

ü Tenho um segredo para você. O segredo da satisfação: “O Senhor é o meu pastor, NADA ME FALTARÁ.”

ü Frank Sinatra – que ao morrer disse: “Estou perdendo....”

ü Alexandre o Grande, declarou em seu testamento, que a vida não se traduz pelas riquezas que se possui. Ele fez três pedidos em seu testamento: 1º.) Que os médicos o carreguem até o túmulo  2º.) Que seu tesouro sejam jogados no trajeto até o cemitério    3º.)Que suas mãos fiquem à vista de todos...

ü O que Davi declara é sua plena satisfação no Senhor.  Davi não está dizendo: O Senhor me dá tudo o que quero – Mas. O Senhor me provê de tudo o que preciso.” – Isto é a verdadeira satisfação – Isto é, contentamento.  

ü Hebreus 13.5   “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque Ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.”

ü Ilustração:  Isto é contentamento no amado Pastor Jesus – Pastor Hernandes Dias Lopes contou o comovente testemunho:      Uma  leprosa da ilha de Tobago. Um missionário estava liderando o louvor numa colônia de leprosos e indagou se alguém tinha uma canção favorita. Foi então que uma mulher se voltou e ele viu a face mais desfigurada que jamais vira. Ela não tinha orelhas nem nariz. Seus lábios já não existiam. Contudo, ela levantou uma das mãos sem dedos e pediu: “Poderíamos cantar CONTA AS MUITAS BÊNÇÃOS?”

ü Ou a compositora cega – que compôs mais de centenas de hinos – Ela compôs e cantava: “Que segurança sou de Jesus...Canta minhálma, canta ao Senhor...”



ü Isto é contentamento Um pastor que foi visitar um mineiro muito pobre – do fundo da mina de carvão , o seu pastor o ouviu cantar com alegria: - Eu alegre vou na sua luz, pois Jesus agora me conduz....Desde que me achou, da morte me livrou...Vivo sempre alegre, Cristo me salvou...”

ü ISTO É VIVER O SALMO 23.1 – “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”   (PLENA SATISFAÇÃO)


Pastor Marcos Antonio


Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...