Pastor Marcos Antonio
I - Sua
Origem
II -
Sua História através dos tempos
III
- Seus Fundamentos (Verdades Pentecostais)
INTRODUÇÃO
ü O Pentecostalismo ou Movimento Pentecostal
é
considerado por muitos estudiosos o fenômeno mais revolucionário da história do
cristianismo no século 20, e certamente um dos mais marcantes de toda a
História da Igreja.
ü O Dicionário Aurélio diz que o
Pentecostalismo é uma Crença religiosa baseada em atributos
espirituais referidos no Novo Testamento, como, por exemplo, falar línguas
desconhecidas; Pentecostismo.
ü O Dicionário de Língua Portuguesa
Michaelis define o Pentecostalismo como um movimento de
renovação entre os protestantes que se iniciou no começo do século XX, cujos
seguidores defendem o que chamam de Batismo no Espírito Santo, evidenciado
pelos dons do espírito: o poder de curar, profetizar e falar línguas estranhas;
Pentecostismo
ü A Wikipedia define o Pentecostalismo
como um movimento de renovação de dentro do Cristianismo que dá ênfase
especial a uma experiência direta e
pessoal de Deus através do Batismo no Espírito Santo.
ü O que a Bíblia tem a dizer sobre o
Pentecostalismo como um movimento do Espírito de Deus? Observaremos durante este estudo, o que as
Escrituras Sagradas (destacando o Livro de Atos dos Apóstolos declara a
respeito)..
ü Neste estudo consideraremos o
Pentecostalismo em três aspectos: Sua origem, Seu impacto e
influência através dos tempos e seus fundamentos bíblicos (Verdades
Pentecostais).
I.
A
ORIGEM DO PENTECOSTALISMO
Convém
observarmos primeiramente o termo “Pentecostes”:
·
“Pentecostes” é
um vocábulo grego e significa “quinquagésimo”. Festa judaica que ocorria
cinquenta dias após a Páscoa.
·
No
antigo calendário israelita estão relacionadas três festas (Ex
23.14-17; 34.18-23): a primeira é a Páscoa, celebrada junto à dos ázimos ou asmos;
a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego,
recebeu o nome de Pentecostes; finalmente, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas.
As duas primeiras celebrações foram adotadas pelo cristianismo, porém, a
terceira foi relegada ao esquecimento.
·
No
Antigo Testamento, a liturgia mais desenvolvida dessa festa
encontra-se em Lv 23.15-21. Porém, Dt 16.9-15 mostra uma outra liturgia que
reflete um diferente período e, consequentemente, um novo ambiente de
celebração.
·
Pentecostes não
é o nome próprio da segunda festa do antigo calendário bíblico, no Antigo
Testamento (Ex 23.14-17; 34.18-23).
·
Originalmente,
essa festa é referida com vários nomes:
1º.)
Festa da Colheita ou Sega - no hebraico hag haqasir. Por se tratar de uma colheita de grãos, trigo e
cevada, essa festa ganhou esse segundo nome. Provavelmente, hag haqasir Festa da Colheita é o
nome original (Ex 23.16).
2º.)
Festa das Semanas - no hebraico, hag xabu´ot.
A
razão desse nome está no período de duração dessa celebração: sete semanas. O
início da festa se dá, cinqüenta dias depois da Páscoa, com a colheita da
cevada; o encerramento acontece com a colheita do trigo (Dt 34.22; Nm 28.26; Dt
16.10).
3º.)
Festa das Primícias dos Frutos - no hebraico yom habikurim.
Este
nome tem sua razão de ser na entrega de uma oferta voluntária, a Deus, dos
primeiros frutos da terra colhidos naquela sega (Nm 28.26).
Provavelmente,
a oferta das primícias acontecia em cada uma das três tradicionais festas do
antigo calendário bíblico.
Na
primeira, Páscoa, entregava-se uma ovelha nascida naquele ano; na segunda,
Colheita ou Semanas, entregava-se uma porção dos primeiros grãos colhidos; e,
finalmente, na terceira festa, Tabernáculos ou Cabanas, o povo oferecia os
primeiros frutos da colheita de frutas, como uva, tâmara e figo, especialmente.
4º.)
Festa de Pentecostes.
As
razões deste novo nome são várias:
Nos
últimos trezentos anos do período do Antigo Testamento, os gregos assumiram o
controle do mundo, impondo sua Língua, que se tornou muito popular entre os
judeus.
Os
nomes hebraicos: hag haqasir e hag
xabu´ot foram perdendo seu uso e
foram substituídos pela denominação Pentecostes,
cujo significado é cinqüenta dias depois (da Páscoa). Como o Império Grego
assumiu o controle do mundo, em 331 anos antes de Jesus, é provável que o nome
Pentecoste ganhou popularidade a partir desse período. E nos dias de Atos dos
Apóstolos, a festa era assim denominada.
Um olhar profético sobre “Pentecóstes”
·
Como
já observamos, Pentecostes significa "qüinquagésimo", poi
se refere a uma festa realizada cinqüenta dias depois da Festa das Primícias
(Lv 23:15-22).
·
O calendário das celebrações de Israel em
Levítico 23 é um esboço do ministério de Jesus Cristo:
1º.)
A Páscoa retrata sua morte como Cordeiro de Deus - Jo1:29; 1 Co 5:7.
2º.)
A Festa das Primícias representa sua ressurreição
dentre
os mortos - 1 Co 15:20-23.
3º.)
A Festa de Pentecóstes, retrata de forma
profética também, a formação da Igreja.
·
Em
Pentecostes, os judeus comemoravam a entrega da
Lei,
mas os cristãos comemoram a dádiva do Espírito Santo à Igreja.
·
A Festa
das Primícias era celebrada no dia seguinte ao shabbath
após da Páscoa, ou seja, sempre no primeiro dia da semana (o shabbath o sétimo
dia). Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana e se tornou "as
primícias dos que dormem" (1 Co 15:20). Uma vez que Pentecostes era comemorado
cinqüenta dias depois - sete semanas e mais um dia -, então também era
observado no primeiro dia da semana.
·
Até
hoje a Igreja cristã tem o domingo como o Dia do Senhor, o
primeiro dia da semana, porque nesse dia o Senhor ressuscitou e, também, nesse
dia a Igreja recebeu o Espírito Santo.
·
O
Pentecostalismo ou Movimento Pentecostal tem sua origem, na ação
sobrenatural do Espírito Santo no dia de Pentecóste, segundo o relato de Lucas
em Atos 2.
2. PENTECOSTALISMO, SUA HISTÓRIA ATRAVÉS
DOS TEMPOS
·
No
período apostólico, vemos uma Igreja avivada e cheia do Espírito Santo,
operando nos Dons espirituais e se multiplicando na Terra, conforme lemos no
Livro de Atos dos Apóstolos.
·
O
mais notório movimento carismático do cristianismo antigo foi o Montanismo,
surgido na Frígia, Ásia Menor, na parte posterior do 2° século (década de 170).
Seu fundador, Montano, que fez a alegação de ser o porta-voz do Espírito Santo
e que profetizava a Volta de Cristo e a descida da Nova Jerusalém.
·
No
Século 16, há registros de um grande avivamento na Europa entre os
Anabatistas.
·
No
Século 17, foi marcante o Pentecostalismo pelos Quakers ingleses
·
No
Século 18, um grande avivamento irrompeu a Europa através do
ministério dos irmãos Wesley: John e Charles. E não podemos esquecer de Suzana
Wesley, mulher de oração, mãe destes dois ícones do Metodismo.
·
No Século 20, temos um número expressivo de
registros históricos, de como foi o Pentecostalismo ou Movimento Pentecostal:
-
Charles Parhan e o avivamento em uma casa de pedra. Tudo
começa quando ele aluga uma mansão de pedra, em Topeka, Arkansas, Estados
Unidos em outubro de 1900.
- Willian
J. Seymour e um dos maiores avivamentos da História da Igreja: O avivamento
da Rua Azuza, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.
- O
Avivamento da Rua Azuza, foi a sólida base para o sugimento das
Assembléias de Deus; no Brasil, Estados Unidos e em todo mundo.
- O
Avivamento da Rua Azuza e os pioneiros da Obra Pentecostal no Brasil:
Gunnar Vingren e Daniel Berg
- O
Avivamento da Rua Azuza e o pastor metodista norueguês Thomas
Ball Barrat.
-
Aimee Semple Macpherson e a Igreja do Evangelho Quadrangular,
resultado de um grande avivamento nos Estados Unidos de 1920 a 1930.
- Willian
Branham, que tornou-se fervoroso pregador aos 24 anos. Impactado pelo
Batismo no Espírito Santo, foi usado por Deus em campanhas de Salvação e
milagres na década de 1940.
-
T.L. Osborn, contemporâneo de Willian Branham, foi também
instrumento de Deus nesta onda de avivamento, com sinais e maravilhas.
-
Oral Roberts, de igual modo, foi um grande pregador
avivalista. Deus o usou, a partir de 1947, poderosamente em campanhas de
Salvação e cura divina.
-
Gordon Lindsay, nos anos 40 e 50, também foi usado por Deus
com os Dons de Curar e operação de maravilhas.
- Nestas duas décadas (1940 e 1950), convém
destacar grandes focos de avivamento nas Ilhas Hébridas, na Escócia, e outro na
Coréia, onde mais de 4 mil crentes se reuniam todos os dias em oração todas as
madrugadas.
-
Billy Graham, seu chamado e ministério de evangelista
mundial.
- David
Wilkerson e o mover do Espírito entre os jovens na década de 1970 em Nova
York, Estados Unidos.
- Nas décadas de
1970 a 2000, outros nomes se destacaram na história do Pentecostalismo no
Brasil e no mundo.
3.
PENTECOSTALISMO E SEUS FUNDAMENTOS
VERDADES PENTECOSTAIS:
·
A
VERDADE DA PESSOA DO ESPÍRITO SANTO
Temos o Espírito Santo, enviado por Jesus
para estar na Igreja, dirigindo-a, capacintando-a, batizando-a com poder do
alto para testemunhar Cristo ao mundo perdido, abstecendo-a com seus
maravilhosos dons – Jo 14.16,17, 26;
16.13-15; At 2.1-4; 1 Co 12.1-11
·
A
VERDADE DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
O
que não é Batismo no Espírito Santo?
- Não
é o Batismo do Espírito Santo – 1 Co 12.13
- Não é Salvação, mas é
benção da Salvação.
- Não é o Novo Nascimento,
mas é poder de Deus para os que nasceram de novo.
- Não é salvo conduto para o
Céu, mas é unção para quem está indo para o Céu.
- Não é antídoto contra o
pecado, mas, é poder de Deus para vencer o pecado.
- Não é credencial de
invencibilidade contra o diabo e seus demônios, mas é poder eficaz – Lc 10.19
O
que é o Batismo no Espírito Santo?
- É a Promessa do Pai – At
1.4
- É o derramamento do
Espírito Santo – Notai como o verbo “derramar” fala do Batismo no Espírito
Santo:
Pv 1.23; Is 44.3; Zc 12.10;
At 2.14-18
- É o revestimento de poder
de Deus – Lc 24.49..Is 61.10 (na Salvação: vestido; no Batismo no E.Santo:
revestido).
- É a Virtude do Espírito
Santo (dunamys) – At 1.8
SETE
LIÇÕES SOBRE O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO:
1ª.)
O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO É PARA QUEM CRÊ NA PALAVRA DE DEUS – Jo 7.38
• Sl 119.89, 160; Jo 17.17; Is
55.11; Jr 1.12; Hb 6.18; Nm 23.19
• E, o que a Palavra de Deus tem a nos dizer sobre esta gloriosa
Benção: O Batismo no Espírito Santo ?
• Pv 1.23 – Você acredita
nesta profecia?
• Is 44.3 – Você crê nesta promessa?
• Jl 2.28,29 – Você crê nesta Palavra?
• Mt 3.11 – Você abraça para você esta Profecia?
• At 1.5 – Você acredita firmemente no que Jesus disse sobre ser
Batizado no Espírito Santo?
• At 1.8 – Você deseja esta virtude do Espírito Santo e crê que
esta Unção é para você?
• At 2.17,18 – Você crê que estamos nos últimos dias, e que O
Senhor derramará do seu Espírito sobre nós?
• At 2.39 – Você crê nesta Palavra profética?
2º.)
O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO É PARA QUEM BUSCA EM ORAÇÃO
• Para quem é o Batismo no Espírito Santo?
É para quem deseja – Jo 7.37
É para quem crê – Jo 7.38
É para quem pede – Lc
11.5-13; At 1.12-14
3º.)
O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO É PARA QUEM PRIORIZA A COMUNHÃO COM OS IRMÃOS
Atos
2.1 “E
cumprindo-se o dia de Pentecóstes, estavam todos (desunidos???), reunidos no mesmo lugar.
• Dentre as revelações sublimes que este texto revela; ele nos
revela nitidamente o retrato da Igreja. Pois, a comunhão em união e unidade é o
que caracteriza: Igreja...
• Você já ouviu falar em um número crescente de desigrejados? Quem
são eles?
• Mas, Igreja é idéia de Deus, é um projeto de Deus. Igreja nasceu
no coração de Deus – Vejamos o que a Bíblia diz:
- At 2.41 “De sorte que foram batizados os que de bom
grado receberam a sua Palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil
almas.”
- At 2.42 “E
perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e
nas orações.
- At 2.43 “E em toda alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam
pelos apóstolos.
- At 2.44 “E todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.”
- At 2.46 “E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em
casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,”
- At 2.47 “Louvando a Deus e caindo na graça do
povo. E, todos os dias acrescentava o
Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar.”
- Salmo 133.1-3 – O Salmo que traduz com perfeição o termo Igreja.
4. O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO NÃO DEPENDE DO
HOMEM, MAS DE DEUS
Atos
2.2 “E, de
repente...”
• “E, de repente...” - Esta
expressão coloca por terra, toda e qualquer manipulação de massa por parte de
“falsos avivalistas”.
• “E, de repente...” –
Esta expressão fala que nosso Deus age no tempo dele (Kairos) e não no nosso
tempo (Kronus).
• “E, de repente...” –
Esta expressão deixa bem claro que ser cheio do Espírito Santo é uma ação
direta de Deus e não do homem, revelando que Deus é quem promove avivamento (At
10.44-48) (At 19.1-7)
• “E, de repente...” –
Esta expressão fala de como nosso Deus gosta de surpreender. Toda coisa
repentina traz o impacto da surpresa, do surpreendente. Deus irá te surpreender...
5º.)
O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO É UMA BENÇÃO DO CÉU
Atos
2.2 “E, de
repente, veio do Céu um som...”
• Quando você ouvir falar de avivamento, procure à luz da Bíblia
saber a procedência... De onde vem...E, isto pelo discernimento espiritual...
Porque muitos são enganados...Pensam que é avivamento, mas não passa de mera
manipulação e emocionalismo...
• Existem três fontes de inspiração:
1ª.)
A humana – Onde o homem age tão somente
2ª.)
A maligna – Onde o diabo se infiltra e tenta enganar – 2 Co 11.14
3ª.)
A Divina – Quando Deus é a fonte, a procedência – 1 Co 12.7
• Atos 2.1 – Deixa
clarividente que os discípulos ouviram um som...não de baixo, não das ruas de
Jerusalém, não da casa do vizinho, não da terra...Mas, do Céu (Isto é significativo)
• Tiago 1.17 – diz que a
Benção para nós vem do Céu.
• João Batista disse em João
3.27, que “O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do Céu.”
• Paulo, afirmou esta mesma verdade em 2 Coríntios 3.5 “Não que sejamos capazes por nós, de pensar
alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.”
• E, mais ainda o Apóstolo Paulo exorta-nos a não tirar os olhos do
Céu, e buscar as bênçãos do Céu:
Colossenses
3.1,2 “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo,
buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai
nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra...”
• Que linda a promessa de Isaías 32.15 “Até que se derrame sobre nós
o Espírito lá do alto...
6º.)
O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO VEM COMO VENTO QUE SOPRA
Atos
2.2 “E, de
repente, veio do Céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu
toda a casa em que estavam assentados.”
• O vento é o ar em movimento – O Espírito Santo se move
• O vento é vida (puro oxigênio) – O Espírito Santo é Espírito de
Vida – Rm 8.2
• O vento não tem cor – O Espírito Santo não discrimina, não tem
favoritismo, quer renovar a todos.
• O vento é livre, ninguém pode manipulá-lo, domina-lo
– Jesus disse em João
3.8 “O vento sopra onde quer...”
• O vento é gerador de força e energia.
Hoje se fala muito em
energia “eólica” gerada pela força do vento.
- Que será da Igreja se o
Espírito Santo não soprar ?
• Encontramos na Bíblia Deus soprando por três vezes:
- O sôpro do Pai (Gn 2.7)
- O sôpro do Filho (Jo
20.22)
- O sôpro do Espírito (At
2.2)
7º.)
O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO VEM COMO FOGO
Atos
2.3 “E
foram vistas por eles línguas repartidas como que de fogo, as quais pousaram
sobre cada um deles.”
• A experiência vivida pelos discípulos na Cenáculo naquele dia,
foi o cumprimento da profecia dita por João Batista – Mt 3.11
• Todas as vezes que a Bíblia relaciona a palavra “fogo” ao ímpio;
sempre significa juízo...
Mas, todas as vezes que a
Palavra relaciona “fogo” ao povo de Deus, sempre fala de proteção, de vitória e
renovação!
• Até no Livro do Apocalipse, no Céu o Espírito de Deus é representado
diante do trono de Jesus, por 7 tochas de fogo – Ap 4.5
• Virtudes singulares do fogo:
1ª.) O fogo aquece – O
Espírito Santo nos traz fervor espiritual
2ª.) O fogo derrete – O
Espírito converte o mais duro coração
3ª.) O fogo ilumina – O
Espírito é quem traz clareza ao nosso entendimento e ilumina os nossos passos
na verdade
4ª.) O fogo purifica – O
Espírito tem como sobrenome: Santo. É
ele que nos limpa, nos purifica, nos santifica para uma vida santa.
O
PENTECOSTALISMO E OS DONS ESPIRITUAIS
O que são Dons do Espírito Santo?
Dons, a própria palavra diz: São dádivas.
charisma
(singular) – charismata (plural), termos que derivam diretamente de charis
(graça)
Quantos Dons do Espírito existem ?
R=
Não são apenas 9 (como aparece em 1
Corintios 12:1-11), pois em Romanos 12:6-8 , temos uma outra lista de Dons do
Espírito.
O que é mais importante, o FRUTO DO
ESPÍRITO (Gálatas 5:22) ou OS DONS DO ESPÍRITO (1 Co 12:1-11) ?
Sem
dúvida, o Fruto do Espírito deve preceder os Dons.
Observemos que Jesus não disse que seremos
conhecidos como seus discípululos, por causa dos DONS, mas pelos frutos –
Mateus 7:20
Segundo 1 Coríntios 12:1-11, quais são os
Dons Espirituais e como se classificam ?
1ª.) DONS DE REVELAÇÃO –
Palavra do Conhecimento, Palavra de
Sabedoria e Discernimento de espíritos.
2ª.) DONS DE PODER –
Dons de Curar, Operação de maravilhas e Dom da Fé.
3ª.) DONS DE INSPIRAÇÃO VERBAL –
Dom de variedade de Línguas, Dom de Interpretar as línguas e Dom
de Profecia.
Os Dons do Espírito Santo pertencem a
pessoa que é usada por Deus ?
Não, Deus não concede Dons a pessoas; Deus dá Dons
a Igreja.
A pessoa em quem Deus manifesta algum
Dom do Espírito, pode o usar a hora que quiser ?
1
Coríntios 12:7, nos diz que “a manifestação do Espírito, é dada a cada um
para o que for útil.”
Deus
é Soberano e faz como quer – Atos 2:2, tem uma expressão chave e significativa:
‘DE REPENTE’ – revelando, que
nenhum homem detém este poder, mas, sim o Senhor.
Qual é o propósito dos Dons do Espírito
Santo ?
Glorificar
a Deus e equipar a Igreja para a Obra da Evangelização.
E sobre o dom de profecia ? Existem
profetas hoje como os do Antigo Testamento ?
No
mesmo patamar dos profetas do Antigo Testamento, não existem profetas. Porque
segundo lemos em Mateus 11:13, Jesus afirmou:
“Porque todos os profetas e a Lei profetizaram até João”
Hoje
temos pessoas em quem Deus manifesta o Dom de profecia e o Dom ministerial de profeta, segundo Efésios 4:11,12.
Qual o propósito do Dom de Profecia ?
Segundo
lemos em 1 Coríntios 14:3, 22-25 - são quatro os propósitos do Dom de Profecia:
1º.)
Edificação – 1 Co 14:3
2º.)
Exortação – 1 Co 14:3
3º.)
Consolação – 1 Co 14:3
4º.)
Sinal para os descrentes – 1 Co 14:22-25
Está o Dom de Profecia acima da Bíblia
Sagrada ?
Nenhum
Dom do Espírito e nem mesmo o Dom de Profecia tem mais autoridade divina do que
a Palavra de Deus (Salmo 119:89) (Mateus 24:35)
Tem o Dom de Profecia a função de dirigir
o crente para este tomar decisões ?
Não! Como já observamos, o Dom de Profecia restringe-se aqueles
propósitos já mencionados.
O Dom de profecia não tem por finalidade
expor e constranger pessoas?
Se o
crente recebe uma mensagem de exortação para um crente, deve chamá-lo em
particular e não expô-lo publicamente.
Lembremo-nos
do que diz 1 Coríntios 14:32 “E, os
espíritos dos profetas são sujeitos aos profetas”
Quando
Daví pecou, o profeta Natã ao receber a revelação do que Daví – Não o expos
publicamente, mas foi ter com ele, e lhe falou particularmente – 2 Sm 12:1
Que tipo de “ignorância” existe com
relação aos DONS DO ESPÍRITO SANTO?
Paulo
fala em 1 Co 12:1, que não queria que os crentes em Corinto, fossem ignorantes
acerca dos Dons Espirituais.
Existem
3 (dois) tipos de ignorância:
1ª.)
Ignorar por não conhecer os Dons Espirituais – 1 Co 2:14
2ª.)
Ignorar mesmo conhecendo, ignorar por negligência – (quantos crentes que por
negligencia, já não buscam mais os Dons) – 1 Co 14:1
3ª.)
Ignorar o ensino bíblico sobre o uso dos Dons – (foi o que ocorreu com os
crentes de Corinto. Eles tinham abundancia de Dons – 1 Co 1:7.
Mas
o que faltava, era serem ensinados a respeito do uso dos Dons.
Por
isso o apóstolo Paulo ensina-os a respeito, dedicando praticamente dois
capítulos da Primeira Carta aos Coríntios para ensiná-los sobre o correto uso
dos DONS DO ESPÍRITO SANTO (1 Co 12 e 1
Co 14)
Destacamos o comentário do pastor e
teólogo pastor Elienai Cabral sobre como o apóstolo Paulo tratou a doutrina dos
Dons Espirituais:
Quando Paulo escreveu aos Coríntios:
“Não quero, irmãos, que sejais ignorantes
acerca dos dons espirituais” (1 Co 12.1), procurou corrigir excessos da prática
dos dons na igreja.
Os
capítulos 11 a 14, Paulo trata de regulamentações para a liturgia da igreja
que, a despeito, da abundância de dons, havia distorções doutrinárias que
precisavam ser corrigidas.
Quando
Paulo exorta-os dizendo: Não quero irmãos, que sejais ignorantes acerca dos
dons espirituais (1 Co 12.1); ele não está exortando aos coríntios no sentido de que eles estavam desprezando os
dons. Mas, referia-se a serem ignorantes quanto ao fato de não terem
conhecimento bíblico para melhor utilização destes dons, para a edificação do
Corpo.
Observemos
que não havia falta de Dons espirituais na Igreja em Corinto:
De
maneira que nenhum dom vos falta...(1 Co 1.7)
A
ignorância acerca dos Dons Espirituais e a prática dos mesmos, existia em
função de certa presunção de espiritualidade que os Coríntios exibiam, quando,
na verdade, havia, também, muita carnalidade no exercício desses dons.
A
falta de fundamentação bíblica sempre
produz desvios, fanatismo e misticismo
em muitas igrejas.
Portanto,
é de vital importância entender que:
• Os
dons são perfeitos, mas os que os usam são imperfeitos;
• O
uso dos dons está sujeito a abusos se não houver ensino sobre os mesmos;
• A
continuidade dos dons na vida da igreja é indispensável para o seu crescimento
equilibrado e maduro;
• Podemos
incorrer nos dois tipos de ignorância: A ignorância que traduz desprezo pelos
Dons espirituais e a ignorância por falta de embasamento bíblico sobre os Dons.
• Devemos
buscar os Dons espirituais, e usá-los com sabedoria; para que o nome do Senhor
seja glorificado e o Corpo de Cristo edificado.
Verdades sobre os Dons do Espírito nos
ensinos de Paulo:
1ª.) Os Dons não são dons naturais
Ele
refere-se a dádivas vindas de Deus pelo seu Espírito.
Paulo
usa os termos gregos: Charisma(singular) e Charismata(plural):
A
tradução para o português é graça,
favor, benevolência, dádiva, donativo, presente ;
Dons
naturais são capacidades inatas, enquanto Dons espirituais são provenientes de
Deus, capacitando sua Igreja de forma sobrenatural.
Os
dons naturais (talentos, ou dotes) são inerentes a personalidade de cada
pessoa, enquanto que os “Dons espirituais” procedem de Deus, e não de nós.
2ª.) Os Dons Espirituais não são
atestados pessoais de Santidade
É um
erro gravíssimo, quando alguém porque “possui” algum espiritual, julga-se mais
santo que todos. Além de revelar soberba; os dons espirituais não blindam
ninguém do pecado e de suas consequências. Nunca devemos usar os Dons
espirituais como termômetro para medirmos o grau de espiritualidade e santidade
de alguém.
Se
os Dons fossem um atestado de santidade, ninguém seria mais santo que os
Coríntios. Mas, aquela igreja, apesar de possuir todos os dons (1 Co 1.7);
cometia graves pecados, e Paulo os exortou a respeito: (1 Co 3.3,4)(1 Co
5.1,2)(1 Co 6.1-11).
3º.) Os Dons Espirituais visam edificar
a Igreja e não promover o indivíduo
Mas
a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil (1 Co 12.7).
Jamais
o Espírito de Deus manifestará seu poder para promoção pessoal de alguém. Jesus
disse, a respeito de seu Espírito:
Ele
me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar (Jo
16.14)
4ª.) Os Dons espirituais não são dados
ao indivíduo, mas, dados à Igreja
Deus manifesta seus Dons em pessoas,
mas, os dá para sua Igreja.
É de
suma importância entendermos esta verdade; porque muitos julgam que o dom
espiritual lhe pertence.
5ª.) Os Dons Espirituais não são mais
importantes que o Fruto do Espírito
Paulo
recebeu a revelação de que o Fruto (Gl 5.22) deve preceder os Dons.
Jesus
ensinou, que cada um é conhecido pelos frutos e não pelos dons:
Portanto,
pelos frutos os conhecereis (Mt 7.20)
Ao
doutrinar a Igreja, coloca o amor ágape, como o fator fundamental e que proporciona
crescimento e equilíbrio: Notemos que em dois capítulos da Primeira Carta aos
Coríntios, ele trata dos Dons Espirituais (sua natureza e seu uso correto):
Capítulos 12 e 14. No entanto, entre estes dois capítulos, Paulo destaca o
sublime Fruto do Espírito – o Amor (1 Co 13).
O saudoso pastor José Pimentel de
Carvalho, disse certa vez:
Não temos uma maior profusão dos Dons do
Espírito, porque o amor tem esfriado em nossos corações.
UM PARALELO ENTRE DONS E FRUTO -1 Co
12.1-11; Gl 5.22
Os
Dons são dados, são recebidos
O
Fruto é gerado pelo Espírito em nós
Os
Dons vem de fora para dentro
O
Fruto vem de dentro para fora
Os
Dons são completos, são plenos
O
Fruto cresce e desenvolve-se
Os
Dons revela quem Deus é
O
Fruto revela quem somos nós
Os
Dons são diversos: “Ora há diversidade de
dons...(1 Co 12.4)
O
Fruto é apenas um. Notemos o termo fruto no singular:
“O fruto do Espírito é...”(Gl
5.22)
Os
Dons concede poder espiritual
O
Fruto concede maturidade espiritual
Os
Dons relacionam-se com o que fazemos (Carisma)
O
Fruto relaciona-se com o que somos (Caráter)
Conclusão:
Desejo
de todo coração que este estudo sobre as Verdades Pentecostais, tenha edificado
tua vida espiritual.
Minha
oração é que esta ministração venha levar você para o Cenáculo do Pentecóstes,
para experimentar uma vida cheia do Espírito Santo.
Pastor
Marcos Antonio
Nenhum comentário:
Postar um comentário