sexta-feira, 7 de novembro de 2008

LIÇÕES DA EXPRESSÃO: PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS

“LIÇÕES DA EXPRESSÃO: PAI NOSSO QUE ESTÁS NÓS CÉUS”
(Mateus 6:9)

Introdução: A Oração do Pai Nosso – é sem dúvida a mais preciosa das orações.
Ensinada por Cristo – para ser o modelo de como devemos nos dirigir a Deus.
Hoje, não meditaremos sobre toda a Oração - Mas, tomaremos a primeira parte –
Onde o Espírito Santo, nos conduz para algumas importantes lições para nossa vida cristã.

1. A LIÇÃO DA PATERNIDADE DE DEUS – “PAI”

A. Este é um dos títulos mais sublimes de Deus na Bíblia – “PAI”
Criador é lindo. Eterno é glorioso. Onipotente é magistral. Onisciente é admirável. Onipresente é surpreendente. Soberano é excelente. - Mas, nenhum título destes se compara ao de “PAI”.

B. Ef 1:3 – Observemos “Deus”..........”Deus e Pai” – O lindo não apenas que Ele é Deus – Mas, que Ele é Deus e Pai.

C. Deus é:
- Pai de Adão – Lc 3:38 “E Cainã de Enos, e Enos de Sete, e Sete de Adão e Adão, de Deus”
- Pai de Israel – Ex 4:22 “Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito”
- Pai de Jesus – Mt 3:17 “Este é meu Filho amado em quem me comprazo.”
(Jesus não iniciava oração de outra forma – “PAI” – Mt 11:25; Lc 22:42; Mt 6:9;
- Quando revelou o Pai – Jo 14:9 “Quem me vê a mim, vê o Pai.”
- Quando falou do nosso futuro Lar – Jo 14:2 “Na Casa de meu Pai ...”
- Após Ter ressucitado, disse a Maria Madalena – Jo 20:17 “Dizei aos meus irmãos, que Eu subo para o meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.”

D. Qual a condição para chamá-lo de “PAI” ? R= Ser verdadeiramente Filho
- Para ser filho tem que nascer de novo – Jo 3:3,5
- O filho sabe que é filho – Rm 8:16 “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Você tem dúvidas ? cuidado.) – 1 Jo 3:1 “VEDE”
- O filho participa – O termo “filho” dá a idéia de participação – Rm 8:17 “E,se nós somos filhos, somos logo, herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com Ele padecemos, para que com Ele sejamos glorificados.”
- Implicações para nós:
.Se somos filhos devemos amá-lo
.Se somos filhos devemos respeitá-lo
.Se somos filhos devemos obedece-lo
.Se somos filhos devemos honrá-lo
.Se somos filhos devemos imitá-lo - Ef 5:1 “Sêde, pois, imitadores de Deus como filhos amados.”

2. A LIÇÃO DA PRIORIDADE DA VIDA: “PAI” (Deus em primeiro lugar)

A. Não se começa uma Oração mencionando o nosso nome. O nome de líder religioso.
O nome dos anjos. Jesus nos ensina, “PAI”.
Jesus não só ensina que o Pai deve priorizar nossa Oração – Mas indica que Ele deve vir antes de tudo.

C. Ele é:
- O Primeiro de tudo – Ex 3:14 “Eu sou o que sou”
(Il. Judeu – eu médico, eu professor...)
- O Primeiro e o derradeiro – Ap 1:8
- Antes do princípio – Gn 1:1 “No princípio, Deus...”

D. Quem vem primeiro em nossas vidas ? Quem ocupa lugar de primazia em nosso coração ? Quem está em evidência ?
- (Il. O quadro da Ceia – a Taça de prata)
- Salmo 16:2 “A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor; não tenho outro bem além de Ti.”
- Colossenses 1:18 “Para que em tudo tenha a primazia”
- Il. (A tribo de Leví – e a partilha das terras – Eu sou a porção de Leví)


3. A LIÇÃO DO AMOR FRATERNAL: “PAI NOSSO”

A. Esta é a Lição da Fraternidade Universal.
Jesus revela para mim; que quando e digo: “PAI NOSSO” – Eu estou dizendo que Ele possui outros filhos – E que são, meus irmãos ao redor da Terra..

B. Esta expressão: PAI NOSSO – Falam de duas coisas sublimes:
1ª) Eu não estou órfão neste mundo – Eu tenho o Pai Celestial
2ª) Eu não estou sozinho – tenho milhares de irmãos – Faço parte da Família de Deus
.Ef 2:19 “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus.”

C. Somos irmãos – E podemos dizer “Pai Nosso”
Portanto não permitamos que nada venha a romper nossa comunhão: Discórdia, antipatia, desencontros, diferenças de opiniões, maledicência, difamação,... Lutemos pela paz, pelo amor fraternal – (Ilustr. Escrito judaico – Construir ponte e não cerca)

Estamos ligados uns aos outros por 7 laços – Ef 4:4-6
1º laço – “Um só Corpo”
2º laço – “Um só Espírito”
3º laço – “Uma só Esperança”
4º laço – “Um só Senhor”
5º laço – “Uma só Fé”
6º laço – “Um só Batismo”
7º laço – “Um só Deus”


4. A LIÇÃO DO PODER DE DEUS – “QUE ESTÁS NOS CÉUS”

A. Deus não está no Céu como os prefeitos estão nas prefeituras: Durante 4 ou 5 anos. Deus não está nos Céus como os presidentes estão na presidência: No minimo 4 anos e no máximo 8 anos.
Deus está no Céu para todo o Sempre.

B. Fatos incontestes:
1º) Porque Ele habita nos Céus, Ele reina – Sl 123:1

2º) Ele está nos Céus, e nada escapa de seu controle – Is 40:28 (IL.)

3º) Ele está nos Céus – Ninguém é maior do que Ele –
- Sl 113:4-6 “Exaltado está o Senhor, acima de todas as nações, e a sua Glória, sobre os céus. Quem é como o Senhor, nosso Deus, que habita nas alturas; Que se curva para ver o que está nos céus e na terra.”
(Il. Gn 14:19 “E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão (Pai das Alturas)

4º) Ele está no Céu, mas também com o quebrantado e humilde de coração –
Is 66:2 “Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas estas coisas foram feitas, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: Para o pobre e abatido de espírito e que treme diante da minha palavra.”
Is 57:15 “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na Eternidade e cujo Nome é Santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos.”

Sl 113:4-9




5. A LIÇÃO DA ESPERANÇA DA IGREJA: QUE ESTÁS NO CÉU

A. Porque Ele mora no Céu, nos promete levar-nos para lá
– Jo 14:1-3 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na Casa de meu Pai, há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.
E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.

B. Nenhum líder religioso fez esta promessa. Confúcio nada prometia além do túmulo. Buda falava de incertezas. Jesus nos garantiu o Céu.

B. Por que o Céu tem sentido, e é o lugar mais maravilhoso ?
Por que lá estão os anjos? Por que existe o rio da vida ? Por que a cidade reluz? Por que lá está a árvore da vida ? Por que os muros são de jaspe e as ruas de ouro ?
R= NÃO. O CÉU É O LUGAR MARAVILHOSO PORQUE O PAI ESTA LÁ.JESUS ESTÁ LÁ.

Pr. Marcos Antonio da Silva

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...