sexta-feira, 9 de julho de 2010

CANTARES E SEUS SERMÕES - Novo livro do pastor Marcos Antonio da Silva

Palavra do Pastor Elienai Cabral

A homilética é a arte da pregação e desenvolver o livro de Cantares em sermões implica em outra arte: a arte de dar à mensagem poética e metafórica de Cantares uma Tipologia bíblica o que trouxe a lume um sentido especial relativo à igreja e à sua relação com Cristo.
A poesia de Salomão em Cantares é explícita, mas é pura na sua finalidade. Os eruditos judeus entendem que todo o enredo amoroso poeticamente escrito retrata de modo alegórico o amor entre Deus e Israel, o seu povo. Outros entendem que se trata de uma celebração de amor de Salomão e sua mulher amada, fortalecendo assim o casamento.
Na visão cristã, a mensagem de Cantares como uma profecia codificada é compreensível somente para aqueles que tem olhos para ver e entendimento para decifrar os mistérios de Deus. Neste caso em especial, sob a forma tipológica, Salomão demonstra seu ardente amor por uma pobre camponesa de Sulam.
Há os que mistificam exageradamente os elementos que compõem o enredo da história, onde o material se funde com o sobrenatural e acaba sendo alvo de culto. Porém, independente do sentido literal ou figurado que o texto de Cantares apresenta, este livro pode ser interpretado sem ferir a hermenêutica bíblica, como uma tipologia especial que oferece aos pregadores a riqueza de aplicar à vida cristã os seus simbolismos especiais.
O pastor Marcos Antônio soube, com eficiência homilética, dar um sentido espiritual de excelência à linguagem figurada do texto de Cantares. Os sermões criados da tipologia que o texto oferece são ricos nas suas aplicações. Naturalmente, requer dos que fizerem uso dos esboços o cuidado para que a imaginação não perca o compromisso com a verdade que o texto apresenta. O pastor Marcos é um pregador criativo e fiel à interpretação correta da Palavra de Deus e, neste livro, sua lucidez e perspicácia transcenderam qualquer especulação.
Com ousadia, o mesmo soube respeitar a mensagem do texto, aguçando o interesse pela tipologia apresentada.
Parabéns, Pr. Marcos! Que este seja a semente de outras boas obras literárias no campo da Homilética.


Pastor Elienai Cabral



CANTARES E SEUS SERMÕES

(Lançamento: Agosto de 2010)

Neste meu mais recente livro, pela bondade de Deus trago aos que amam a Palavra de Deus, uma pequena coletanea de sermões de Cantares de Salomão. (Pastor Marcos Antonio da Silva)

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...