quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

COMO SE FAZ UM VASO NOVO                              (Pastor Marcos Antonio)
Jeremias 18.1-6

Introdução:

Deus é o Criador – somos sua imagem e semelhança
Deus é Pai – somos filhos de seu amor
Deus é maior dos poetas – somos o poema mais lindo que Ele compôs
Deus é o criador da música – Somos sua melhor sinfonia
Deus é o divino escultor – somos pedra bruta, de onde Ele faz uma “pietá”
Ele é o carpinteiro – somos a madeira que ele faz um lindo móvel para embelezar Sua Casa
Neste texto de Jeremias 18, Ele é o Oleiro – Nós somos o barro, que ele faz um vaso de honra para louvor de sua glória.
O texto bíblico desta Mensagem (Jeremias 18), nos reporta a verdade: De que Deus é o oleiro e nós somos o barro em suas mãos.
A Bíblia Sagrada apresenta outros textos que falam desta maravilhosa verdade, por exemplo:
- Is 64.8 “Mas, agora, ó Senhor, Tu és Nosso Pai; nós o barro, e Tu, o nosso oleiro, e todos nós, obra das tuas mãos.”
 Quero chamar a tua preciosa atenção, para os passos importantes para se fazer um vaso. Onde Deus quer nos ensinar lindas e poderosas lições para nossas vidas:

1. O BARRO É EXTRAÍDO

 Não pense você que o oleiro saía extraindo o primeiro barro que encontrava. Toda extração era feita pelo critério da seleção do tipo de barro.
 Existem aproximadamente 200 tipos de barro. Mas, somente 8 tipos servem para se fazer um vaso.
 O oleiro conhece cada tipo de barro. Deus o divino Oleiro, conhece a cada um de nós. Daví disse: “Senhor, tu me sondas e me conheces.” – Salmo 139.1
Salmo 103.14 “Pois Ele conhece a nossa estrutura, lembra-se que somos pó.”
 Quando um oleiro vai fabricar um vaso, o primeiro passo é a escolha do barro, e essa escolha se dá quando o barro está no estado bruto, no lugar chamado barreiro, e quando o barro se encontra nesse estado, somente o oleiro conhece qual barro é apropriado para o tipo de vaso para servir o seu propósito.
 Não é o barro que escolhe o Oleiro, mas o Oleiro que escolhe o barro.
 Ilustração: “Quando o oleiro vai ao barreiro...ele não ouve gritos do barro...eu aqui...me escolha...”
 Jo 15.16 “Não me escolhestes vós a mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça...”
3
 O oleiro escolhia o barro e separava para o propósito: Lv 20.26 “...e separei-vos dos povos para serdes meus.”
Tt 2.14 “O qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade, e purificar para si um povo seu, especial, zeloso de boas obras.
Sl 100.3 “Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas de seu pasto.”
1 Pe 2.9,10 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.


2. O BARRO É PENEIRADO
 O oleiro depois de extrair o barro, dá um segundo passo: Peneira o barro. - Quando ele tira do barro as pedras, as raízes de árvores podres, os galhos secos e todo lixo que não pertence ao barro. Este é processo que exige tempo e atenção meticulosa.
 Como um crente, que se diz um escolhido, vive carregado de coisas mundanas. Cheio de vícios. Cheio de malícias. Cheio de promiscuidade. Cheio de palavrões. Cheio de pecados...

 Se você é ainda um barro impregnado pelas sujeiras do pecado... O Oleiro está aqui para peneirar o barro...Porque é impossível, você se tornar um vaso novo, se a sujeira não sair...
 Pergunta o Senhor para cada um de nós: Existe alguma sujeira?...algum pecado escondido?...algum vício...alguma mancha no coração?... O Sangue de Jesus tem poder para te purificar hoje!
 Enquanto houver sujeira no barro...O divino oleiro não te fará um vaso novo:
Sl 66.18 “Se eu atender a iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.”
 Somente depois de ser purificado e limpo, é que o profeta Isaías estava pronto para ser um vaso novo para o Serviço do Senhor – Is 6.1-8
 Somente depois de um encontro salvador e purificador com Jesus é que Paulo estava pronto para ser um vaso novo: - At 9.15 “Vai, porque este é para mim um vaso escolhido...”

3. O BARRO É AMOLECIDO
 Depois de escolhido e peneirado, o barro é molhado. Aquilo que era torrão seco e duro, ao receber água torna-se mole, maleável, flexível...
5
 Quer ser vaso nas Mãos do Senhor???... Lembre-se que muitas vezes somos como torrão duro e seco. Somos insensíveis, somos de coração duro...Somos inflexíveis...Não somos maleáveis...Somos torrão duro e seco... O barro foi extraído e peneirado, mas ainda é torrão... É preciso que venha a “água” – a Palavra de Deus – Jo 3.5
 Existe um texto maravilhoso a respeito no Livro dos Salmos que retrata este fato: Salmo 65.10 “Enches de água os seus sulcos, regulando a sua altura; amolece-la com a muita chuva; abençoas as suas novidades.” (A.R.C.)
N.V.I “Encharcas os seus sulcos e aplainas os seus torrões; Tu a amoleces com chuvas e abençoas as suas colheitas.”
 Deus quer fazer de você um lindo vaso, mas, você ainda é como um torrão duro e seco... Mas, a Palavra está vindo como água para te converter, para te amolecer... E, quando este milagre acontece, o insensível, o duro de coração se derrete pelo poder da Palavra.
 Não há nova vida sem a água da Palavra de Deus – Jo 4.10
 Ilustração: O ladrão que se converteu embaixo da cama ao ouvir as palavras do livro da capa preta...
6

4. O BARRO É CURTIDO
 Esta é a fase do curtimento do barro. É, um longo período de espera. São várias semanas de curtimento.
 Somos impacientes, somos imediatistas...Não sabemos esperar...Somos geração drive trhu...Queremos que Deus faça o que precisamos num estalar de dedos...
 Ilustração: A irmã que não queria o Salmo 40, mas sim, o Salmo 70.
 O barro é submetido a um longo tempo sozinho coberto. – Se você se sente sozinho...Dizendo que até Deus te abandonou...Na verdade você está na estufa de Deus...é o tempo do curtimento...
 José é um exemplo na Bíblia, de um barro na estufa do curtimento...Até ser vaso demorou muito. A fase do curtimento passou pelo ódio dos irmãos; passou pela cova onde foi jogado; passou pelo mercado de escravos; passou pela calúnia da mulher de Potifar; passou pela prisão e pelo esquecimento...até chegar no trono.
 Na fase do curtimento é extraído todas as bolhas de ar para adquirir uma consistência maior para não trincar, mas o barro fica lá até que chegue no ponto de ser formado em um lindo vaso.
7
Tem muita gente cheia de bolhas de ar...os soberbos...os presunçosos... Então Deus os deixa no curtimento para que toda bolha de ar seja tirada.

5. O BARRO É PISADO
 O barro era pisado por sete dias nos dias do profeta Jeremias...
 Ilustração: O saudoso pastor Antonio Gomes (Tonhão). Estava em um culto com ele nos Estados Unidos...quando a Igreja começou a cantar: “Entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minha estrutura...”
 Você que está passando por uma grande aflição...entenda que você já passou pela extração do barro, depois Deus te peneirou, depois te amoleceu, depois te levou para o curtimento e agora você diz: “Estou sendo pisado”... Mas, não tem como fugir deste pisoteamento da preparação para um vaso novo...
 Jacó um barro pisoteado pelo Oleiro – Gn 32 (Vau de Jaboque, ali ele foi pisado, esmagado, triturado por Deus)
 Jó – foi um dos exemplos mais claros de um barro amassado e pisado pelo oleiro. Jó foi pisado 7 vezes:
1º.) Os bois lavravam(500 juntas) e as 500 jumentas e os empregados morrem – Bando dos sabeus
8
2º.) Fogo do céu e mata as 7 mil ovelhas e os pastores morrem também
3º.) Vieram os caldeus em 3 bandos –roubam todos os 3 mil camelos e matam os empregados ao fio da espada...
4º.) Os filhos na casa do mais velho – vento dalém do deserto,...derruba a casa e mata todos os filhos de Jó
5º.) Chaga mortal – lepra da planta do pé até a cabeça...esquelético...purulento...fétido...esquelético...raspa-se assentado nas cinzas com um caco de barro...
6º.) O desprezo e a incredulidade de sua esposa
7º.) O juízo injusto dos amigos – Elifaz, Bildade e Zofar...
- Mas, enquanto Jó era pisado como o oleiro pisa no barro, Jó cantava: Jó 19.25; 13.15

6. O BARRO É REFORÇADO
 Agora o vaso precisa ser misturado com a palha fina, pedra triturada e resto de cerâmica. Um vaso sem esses implementos fica um vaso muito fraco e se quebra facilmente.
9
 Pode observar que o verdadeiro cristão se mede pelas provas e aflições que passa... Crentes fracos...que param...que voltam atrás...que abandonam a fé... é barro que ainda não foi reforçado com as lutas e aflições da vida – Rm 5.3-5; Hc 3.17,18
 Deus está permitindo estas aflições: Mas o barro está sendo misturado com palha fina, pedra triturada e restos de cerâmica...
 Veja o salmista depois da provação...se sentia mais forte – Salmo 119.67 “Antes de ser afligido, andava errado; mas agora guardo a tua Palavra.”
- Salmo 119.71 “Foi me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.”

7. O BARRO É MOLDADO
 Primeiro: O oleiro colocava o barro sobre a roda. Ele só começava a fazer o vaso quando a roda começava a girar. Roda fala de mover, movimento. Deus vai te mover em sua roda...Você vai girar, enquanto a Mão dele te molda.
 Segundo: O texto bíblico diz que o vaso pode se quebrar enquanto o oleiro trabalha. Mas, não há melhor lugar para ser quebrado do que nas mãos do Senhor.
 Terceiro: O texto diz que ao ver que o vaso tinha-se quebrado...O oleiro não desanima...Mas, toma
10
novamente o barro e recomeça o trabalho... Isto fala do Deus da segunda chance...que não desiste de você.
 Quarto: É interessante que o oleiro não faz o vaso de fora pra dentro...Mas, de dentro pra fora... (mostre vídeo)
- Nós é que queremos mudar as pessoas de fora pra dentro (não conseguimos...nem fora, nem dentro)
- Mas, Deus o Oleiro divino, te faz vaso novo... Começando o milagre de dentro pra fora... – 1 Ts 5.23
- Ilustração: (Alaska – tempo antigo – fogo na lareira...)
 Quinto – O barro não reclama que está sendo amassado
 Sexto: O vaso é levado ao fogo
- O fogo das provações, das lutas e tribulações
- O fogo do Espírito Santo que traz poder e renovação!

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...