quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

QUANDO O HOMEM TEM FOME, QUANDO DEUS TEM FOME


QUANDO O HOMEM TEM FOME,

QUANDO DEUS TEM FOME

Mateus 4.4;  Salmo 50.9-14

(Pastor Marcos Antonio)



Introdução:



ü Acabamos de ler dois textos bíblicos:                                          
   O primeiro – Mateus 4.4 fala que o alimento para nossa alma, não é de ordem material, mas espiritual: a maravilhosa Palavra de Deus.

O segundo texto – Salmo 50.9-14. Neste texto o próprio Deus abre o coração e nos revela, que Ele, Deus, também se alimenta...



ü Portanto, vos prego a seguinte Mensagem:                            
 Quando o homem tem fome, e quando Deus tem fome:





1. QUANDO O HOMEM TEM FOME



ü O rei Salomão recebeu uma profunda revelação de Deus em Eclesiastes 3.11, quando escreveu:                       Deus pôs a Eternidade no coração do homem. 

“Deus pôs no coração do homem o anseio pela eternidade...” (anelo, fome do que é eterno, fome de Deus...

ü O famoso escritor russo Dostoieviski escreveu:              "Há no homem um vazio do tamanho de Deus".                             De igual modo, o matemático Blaise Pascal afirmou: "Há no homem um buraco na forma de Deus".



ü Portanto, valores materiais, riquezas e prazeres carnais, jamais preencherão este vazio...jamais saciarão a fome da alma e do espírito...



ü Quantas pessoas, que por não discernirem, que esta fome é de caráter espiritual, e que só Deus preenche...buscam todos os meios desta terra, para serem saciadas...



ü Como o rico insensato que Jesus contou em Lucas 12, que pensava que os bens que possuía podiam alimentar sua alma:

“A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância.  E, arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei?... Não tenho onde recolher os meus frutos.

E, disse:  Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei as minhas novidades e os meus bens;

E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos: descansa, come, bebe e folga.”



ü Portanto Jesus confirma esta verdade: “Nem só de pão viverá o homem, mas, de toda a Palavra que sai da boca de Deus.”



ü Jó no meio da provação, foi alimentado pela Palavra de Deus – Jó 32.12  “Do preceito dos teus lábios nunca me apartei, as palavras da sua boca, prezei mais do que o meu alimento.”



ü O profeta Ezequiel, também vivendo em grande aflição com seu povo, se alimentava da Palavra:   Ez 3.1-3   “E Ele me disse: Filho do homem, come o que achares, come este livro; então vai e fala à Casa de Israel.  Abri a minha boca, e Ele me deu a comer o livro.  Então me disse: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste livro que Eu te dou.  Eu o comi, e era na minha boca doce como o mel.”



ü O profeta Jeremias, viveu um dos períodos mais difíceis do povo de Israel (crises de toda ordem), mas, encontrou alegria, ao se alimentar da Palavra de Deus – Jr 15.16  “Achando-se as tuas Palavras, logo as comi, e as tuas Palavras foram o gozo e a alegria ao meu coração...”



ü O rei e poeta de Israel Davi, amava a Palavra de Deus, e dela se alimentava:  Salmo 19.7-10                    A Lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma;               o Testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples.   Os Preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o Mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos.  O Temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os Juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.                                         Mais desejáveis do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.”



ü O Salmo da Excelência da Palavra de Deus, é o Salmo 119 – (eu particularmente o chamo do Banquete da Palavra)





1º.) Quando me alimento da Palavra, sou guardado do pecado – Sl 119.11



2º.) Quando estou abatido, me alimento da Palavra:                      – Sl 119.25   “A minha alma está apegada ao pó, vivifica-me segundo a tua Palavra.”



3º.) Quando estou fraco e sem forças, me alimento da Palavra, e ela me revigora:                                                                         – Sl 119.28  “A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua Palavra.”



4º.) Quando preciso de benção, sou abençoado na Palavra:                                                                                   – Sl 119.65   “Fizeste bem ao teu servo, Senhor, segundo a tua Palavra.”



5º.) Quando me alimento da Palavra, sou enriquecido:                                                                            – Sl 119.72  “Melhor é para mim a Lei da tua boca, do que inúmeras riquezas.”



6º.) Quando sou vitima de amarguras da vida:                            – Sl 119.103   “Oh! Quão doces são as tuas Palavras ao meu paladar! Mais doces que o mel à minha boca.”



7º.) Quando estou fraco, e precisando de renovação: – Sl 119.116  “Sustenta-me conforme a tua Palavra, para que viva...”







Ilustração:  A Palavra como alimento é o melhor complexo de Vitaminas para a tua alma:

A mor – Rm. 13:8

B ondade – Rm. 12:20

C omunhão – Jo 13.23

D iligência – Pv. 22:29

E ntusiasmo – Is. 41:6

F é – Hb 11.1

G raça – 2 Tm 2.1

H umildade – I Pe. 5:6

I ntegridade – Dn. 1:8

J ejum – At 13.2

L ealdade – I Cor. 4:2

M ansidão – Sl. 37:11

N obreza – At. 17:11

O bediência – I Sm. 15:2

P oder pentecostal – At 1.8

R etidão – Sl. 119:1

S antidade – Hb. 12:1, 12-14

T rabalho – Mt. 21:28

U nião – Cl. 2:2

V itória – 1 Co 15.57

X – xeque mate no diabo...Xô capeta

Z elo – II Cor. 9:2





2. QUANDO DEUS TEM FOME









ü O segundo texto bíblico de nossa Mensagem, fundamento esta Verdade – Salmo 50.9-14



ü Quero observar que fome é carência de alimento. E carência, não existe em Deus...    E, como dizer: QUANDO DEUS TEM FOME ?...



ü Note que no Salmo 50.12... Deus diz ao seu povo: “Se eu tivesse fome, não te diria, pois meu é o mundo e a sua plenitude.   Comerei eu a carne de touros? Ou beberei sangue de bodes?...”



ü Mas, em seguida ele revela o tipo de alimento que Ele aprecia, que Ele ama, que Ele se deleita...- Louvor e Adoração -  Sl 50.14   “Oferece a Deus sacrifício de Louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos.”



ü Caminhe comigo pela Bíblia, e nos encantemos com esta revelação: Deus se alimenta de Louvor!



ü Cantares 6.2   “O meu amado desceu ao seu Jardim, aos canteiros de bálsamo, para se alimentar nos jardins e para colher os lírios.”



ü Hebreus 13.15   “Portanto ofereçamos sempre por Ele a Deus, sacrifício de louvor, isto é, O FRUTO DOS LÁBIOS que confessam o seu Nome.”





ü O Senhor Jesus está desceu ao seu Jardim (sua Igreja)... Ele caminha no seu Jardim esta noite...em busca de frutos... Que tipo de frutos irá encontrar???...



ü Quando eu tenho fome (Vou na boca de Deus). Mas, quando Deus tem fome (Ele vem na minha boca).



ü A causa do Senhor não achar mais o fruto dos lábios – sacrifício de louvor em muitos crentes... É porque não se alimentam da Palavra de Deus... Observe como funciona este ciclo: Primeiro: Você se alimenta da Palavra, depois, você tem louvor...



- Colossenses 3.16  “A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.”



ü Quando o coração está cheio da Palavra de Deus, os lábios destilam louvores a Deus:                                                      – Salmo 45.1  “O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei; a minha língua é a pena de um destro escritor.”











ü Deus foi na boca do profeta Habacuque e se alimentou do fruto de seus lábios – sacrifício de louvor a despeito da aflição e provação:

- Hc 3.17,18



ü Deus foi nos lábios de Paulo e Silas, naquela noite memorável na prisão em Filipos – At 16.25



ü Outros exemplos através da História da Igreja:



1º.) Martinho Lutero – Perseguido pelo clero romano, refugia-se com seu discípulo Felipe Melancton, no Castelo do príncipe da Saxônia... E, com todo mundo contra ele, escreveu o clássico Hino:  “Castelo Forte é nosso Deus, espada e bom escudo...”



Castelo forte é nosso Deus

Espada e bom escudo

Com seu poder defende os seus

Em todo transe agudo



Com fúria pertinaz

Persegue Satanás

Com artimanhas tais

E astúcias tão cruéis

Que iguais não há na terra



2º.) Henry Maxwell Write – Era um homem perdido, mas certo dia foi ouvir a pregação pelo Evangelista Dwith Moody,





e se converteu... E cheio da Presença de Deus escreveu este Hino (15 da Harpa Cristã)....

Oh! Quão cego andei e perdido vaguei

Longe, longe do meu Salvador!

Mas do céu Ele desceu, e Seu sangue verteu

Pra salvar um tão pobre pecador



Foi na cruz, foi na cruz

Onde um dia eu vi meu pecado castigado em Jesus

Foi ali, pela fé, que os olhos abri

E agora me alegro em sua Luz



3º.) Will Lamartine ThompsonExperimentou uma conversão profunda... Ouviu a voz suave e amorosa de Jesus e foi salvo... Impactado pelo Evangelho saia com sua carroça que levava seu piano, e pelos vilarejos cantava o seu mais famoso hino:  “Manso e suave, Jesus está chamando...”



Manso e suave Jesus, convidando,

Chama por ti e por mim.

Eis que ele à porta te espera, velando;

Vela por ti e por mim.



"Vem já, vem já! Alma cansada, vem já!"

Manso e suave Jesus, convidando,

Chama: "O pecador, vem!









4º.) Fanny Crosby – Era cega...Escreveu aproximadamente 3 mil hinos de louvor a Deus. Conta-se que certa vez, em meio ao sofrimento e dor, escreveu este Hino:  QUE SEGURANÇA, SOU DE JESUS....

Que segurança!

Sou de Jesus

Eu já desfruto o gozo da luz

Sou por Jesus herdeiro de Deus

Ele me leva à glória dos Céus.



Canta minh'alma

Canta ao Senhor

Rende-lhe sempre

Ardente louvor



5º.) Joseph Scriven – Piedoso servo de Deus...Morre sua querida mãe...Em seguida, morre sua noiva...Entra no seu quarto, e em meio às lágrimas escreveu e cantou: (Hino 200 HC – Quão bondoso amigo é Cristo).

Quão bondoso amigo é Cristo!

Carregou co'a nossa dor

E nos manda que levemos

Os cuidados ao Senhor



Falta ao coração dorido

Gozo, paz, consolação?

Isso é porque não levamos

Tudo a Deus em oração





6º.) Frida Vingren – esposa do missionário Gunnar Vingren – A filhinha adoece e morre – O clérigo da cidade não permite-os sepultar a criança. Caminharam kms para sepultar a menina...Com o coração destroçado. O casal de missionário cantavam seu Hino mais amado (126 da Harpa Cristã):



Quem quiser de Deus ter a coroa,

Passará por mais tribulação;

Às alturas santas ninguém voa,

Sem as asas da humilhação;

O Senhor tem dado aos Seus queridos,

Parte do Seu glorioso ser;

Quem no coração for mais ferido,

Mais daquela glória há de ter.



Quando aqui as flores já fenecem,

As do céu começam a brilhar;

Quando as esperanças desvanecem,

O aflito crente vai orar;

Os mais belos hinos e poesias,

Foram escritos em tribulação,

E do céu, as lindas melodias,

Se ouvirão, na escuridão.



6º.) Horatio Spaford – Depois de muitas perdas, cantou seu mais renomado hino: Sou feliz


   
Se paz a mais doce me deres gozar,

Se dor a mais forte sofrer,

Oh! seja o que for, tu me fazes saber

Que feliz com Jesus sempre sou!



Sou feliz com Jesus, sou feliz com Jesus, meu Senhor!



Embora me assalte o cruel Satanás.

E ataque com vis tentações. Oh sim,

certo estou mesmo em tais provações,

em Jesus acharei força e Paz.



A Vinda eu anseio do meu Salvador,

Em breve virá me buscar.

Então lá no céu vou para sempre morar

Com os remidos na luz do Senhor.

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...