quarta-feira, 4 de junho de 2008

AS TRES MANEIRAS DE DEUS RESPONDER NOSSA ORAÇÃO

AS TRES MANEIRAS DE DEUS RESPONDER NOSSA ORAÇÃO


Para este tempo, quando os arautos da Confissão Positiva estão por toda parte; é de extrema urgência que estejamos firmados na Palavra de Deus, eterna e irrevogável.

O ensino desta gente, tem deixado muitos cristãos ao redor do mundo, bastante confusos no que tange a resposta de Deus às nossas orações; pois defendem de forma extrema, o fato de que todas as nossas súplicas Deus atende. Creio que o Senhor está atento ao clamor de seu povo. Creio que seus ouvidos não estão tapados para não poder ouvir conforme diz-nos a Escritura em Isaías 59:1. No entanto, consideremos que o Pai Celestial que cuida de seus filhos, sabe o que é melhor para eles, por isto a Bíblia também diz: “Esta é a confiança que temos Nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.”(1 Jo 5:14)

Sim, Ele nos ouve; mas não nos esqueçamos, que segundo a sua vontade Ele nos ouve.

Tem muita gente boa, em verdadeira crise, porque não entendeu que Deus tem formas de nos responder. Poderei estar escrevendo estas linhas para alguém que está vivendo dias de conflito e frustração, em decorrência de Ter clamado ao Senhor com tanto fervor e insistência; viu depois que a resposta não foi a tão anelada. Ou poderei estar escrevendo para uma pessoa que até agora não teve respostas dos Céus ao seu clamor. E, isto a tem levado a muitos questionamentos e profunda inquietação.

Sei que o Espírito Santo usará estas poucas linhas, para dar lenitivo ao teu coração e dar-te direção bíblica.

Deus tem tres maneiras de responder nossa oração:


DEUS PODE DIZER SIM


Quantos testemunhos que alegram nossas almas, falam de milagres instantâneos operados pelo Senhor. Diuturnamente, estão ocorrendo sinais e maravilhas no meio do povo de Deus; e isto tem sido motivo de glorificarmos o Nome do Senhor Jesus Cristo.

A Bíblia fala-nos de intervenções imediatas de Deus. A oração sendo respondida na mesma hora.

Quando da Passagem do Mar Vermelho, o Senhor manifesta rapidamente o seu Poder, dividindo o Mar, e fazendo Israel passar a pé enxuto. Vemos a resposta imediata de Deus, quando Daniel clamou e o Senhor fechou a boca dos ferozes leões.

Um outro exemplo, é a cura do leproso de Cafarnaun. Em Mateus 8:1-3, lemos: “E descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou dizendo: Senhor se quiseres, podes tornar-me limpo. E, Jesus estendendo a mão, tocou-o dizendo: Quero, sê limpo. E, logo ficou purificado da lepra.”

É maravilhoso que o Senhor diz SIM às nossas orações.

Mas o que apresento biblicamente abaixo, pode chocar a grande maioria; mas a Bíblia nos revela que em segundo lugar:


DEUS PODE DIZER NÃO


Deus disse NÃO a Moisés, quanto a sua entrada em Canaã. Que podia Moisés fazer diante do NÃO de Deus? Restava-lhe louvar a Deus pela sua Soberania.

Temos que saber cada momento que somos servos. E que Ele é o Senhor de nossas vidas. Ele Senhor; mas muitos querem fazer dele, um simples empregado.

No Novo Testamento, em Atos 16:6,7 encontramos Paulo e Timóteo, recebendo a resposta: NÃO da parte do Senhor. “E passando pela Frigia e pela provincia da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a Palavra na Ásia. E quando chegaram a Misia, intentaram ir para Bitinia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu”.

Pregar o Evangelho não é algo bom e maravilhoso?

Sim, verdadeiramente é. Mas, o Senhor disse não a Paulo e a Timóteo (naquela hora), pois o Senhor tinha urgência de que o Evangelho chegasse primeiro à Macedônia, como lemos nos versículos seguintes, Atos 16:9-40; de como Deus agiu para levantar uma portentosa Obra naquela cidade – A igreja dos Filipenses.

Quantas vezes o Senhor está respondendo NÃO a alguma coisa que insistententemente estamos pedindo. Pois Ele sabe o que é melhor para nós e conhece o tempo para cada propósito. Quando temos maturidade espiritual para assimilar esta grande verdade, entenderemos que no final da história, todo NÃO proferido pelo Senhor, será sempre SIM para os que sabem que os caminhos e pensamentos de Deus são mais altos do que os nossos; e que “Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28).

No ano de 1.992, minha irmã mais velha, depois de muito sofrer em tratamentos médicos, faleceu aos 36 anos. Valorosa desde menina servindo sempre ao Senhor no Ministério do Louvor, sendo uma benção na Casa do Senhor. Desde que foi atingida pela terrível doença, toda a família mobilizou-se em oração incessante, para que Deus a curasse. Irmãos consagrados, Círculos de Oração pelo Brasil, entraram conosco no clamor e jejuns. Muitos pastores queridos, oraram por ela muitas vezes. Mas, o Senhor que tudo sabe, nos respondeu: NÃO!

No dia do seu sepultamento, apesar da dor profunda da separação, pudemos louvar a Deus, pela grandissíma promoção dada a querida mana, que mudou de casa, que mudou de país – à pátria celestial.

Querido(a) leitor(a), se porventura Deus está te dizendo NÃO. Glorifique-o, pois Ele sabe o que é melhor para seus filhos.

Consideremos a terceira maneira como Deus responde nossa Oração:

DEUS PODE DIZER ESPERE

Quantas vezes Deus nos coloca na sua Sala de espera, e nos diz:”Fique aqui, e espere…”. É nesta hora que muitos, por falta de discernimento ficam perplexos e inquietos. É nesta Sala de espera que ouvimos:”Aquietai-vos e sabei que sou Deus” (Salmo 46:10). Para o crente impaciente, a idéia de esperar não lhe entra na cabeça. Aprendamos com Daví, que orou:

“Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (Salmo 40:1)

Habacuque, destemido profeta de Deus, conhecia que o Senhor tem esta forma de responder nossa oração. Em Hc 2:1, ele ora: “Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que fala comigo, e o que eu responderei, quando eu for arguido. “

Ao saber a notícia que Lázaro estava passando mal, Jesus não saiu imediatamente, mas ainda, permaneceu mais dois dias no lugar onde estava. Se tivesse ido a Betânea no primeiro chamado, teria realizado apenas a cura de Lázaro; mas ao deter-se dois dias (mais o tempo de deslocamento); realizou um dos maiores milagres registrado na Bíblia – A ressurreição de Lázaro.

Portanto, se você está na sala de espera de Deus, não reclame, nem desanime; tua resposta virá. Deus seja contigo e te abençõe poderosamente.

Pr. Marcos Antonio

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...