terça-feira, 3 de junho de 2008

QUE INSTRUMENTO VOCE TEM NAS MÃOS...

QUE INSTRUMENTO VOCE TEM NAS MÃOS...

UMA HARPA OU UMA LANÇA...

1 Sm 18:10

Introdução:

  • Quero chamar a atenção de todos nesta oportunidade para dois personagens: Saul e Davi
  • Saul, o rei de Israel – Davi, o pastorzinho de ovelhas
  • Antes de mencionar suas diferenças – cito suas semelhanças:

1ª.) O nome dos dois tinha forte significado – Saul (Pedido de Deus), Davi (amado por Deus)

2ª.)Ambos tinham boa aparencia – Davi era ruivo, de belos olhos e formoso a vista. Saul era forte e muito bonito – era bem alto – Sobressaia a todos do ombro para cima.

4ª.) Ambos foram ungidos pelo profeta Samuel

5ª.) Ambos reinaram 40 anos em Israel.


  • Vocë sabia que o temos (no sentido espiritual) – diz quem nós verdadeiramente somos... O que é que temos...

Jesus nos diz em Ap 3:11 - GUARDA O QUE TENS

  • Observe comigo – 1 Sm 18:10 – O que é que tem na mão de Davi....UMA HARPA - O que é que tem na mão de Saul...UMA LANÇA
  • Consideremos este quadro – e aprendamos lições de Deus para as nossas vidas – pensando no seguinte tema: QUE TEMOS EM NOSSAS MÃOS – UMA HARPA OU UMA LANÇA...
  • 1. A LANÇA NA MÃO DE SAUL – REVELAVA UM CORAÇÃO AMARGURADO E TRISTE. MAS, A HARPA NÃO MÃO DE DAVI REVELAVA SUA VIDA DE ALEGRIA
  • Como Saul, todas as pessoas amarguradas de espírito, tendem a se fecharem e se armarem com as lanças da tristeza e da melancolia.
  • Ilustr: (No ano de 99 – recebi no dia de meu aniversãrio em Boston – um pote de mel)
  • A tristeza é uma lança que atravessa a alma – e faz secar até os ossos

Pv 17:22 O espirito abatido virá a secar os ossos

Salmo 32:4 O meu humor se tornou em sequidão de estio.

A possibilidade de cura pela alegria também é confirmada pelo médico Eduardo Lambert que, entre outras obras, escreveu o livro A Terapia do Riso. “A risada é produzida pela contração de 28 músculos faciais e gera ondas vibratórias que balançam a cabeça, vibram no tórax e se espalham vibrando por todo o corpo, relaxando os músculos, nervos, órgãos, enfim, todas as células do nosso organismo”, explica. Além disso, as endorfinas se distribuem pelo corpo, propiciando relaxamento orgânico e emocional. As risadas melhoram o sistema imunológico, aumentando as defesas orgânicas contra vírus, bactérias e agentes alergênicos. Regulam o tônus vascular e a pressão arterial, protegendo o coração contra infartes do miocárdio e o cérebro contra acidentes vasculares e derrames. “Portanto, quando rir, ria pra valer, pois rir é um ótimo remédio, aliás rir é um santo remédio. Quando sorrimos, todas as células do nosso corpo sorriem, todo o corpo fica alegre”, diz o médico.

De acordo com pesquisadores, as crianças riem de 300 a 400 vezes por dia enquanto entre os adultos essa freqüência diminui para 15 vezes ao dia.

Como o bom humor age sobre você

VASOS SANGUÍNEOS
O riso melhora o tônus vascular e a pressão arterial, protegendo o coração de enfartes e cérebro contra acidentes vasculares e derrames.

CORAÇÃO
Durante uma gargalhada, o ritmo do coração acelera. Ao pulsar com mais vigor, estimula a circulação de sangue pelo organismo. A risada protege o coração de infartes do miocárdio.

MÚSCULOS ABDOMINAIS
Além dos músculos faciais, a risada estimula os músculos abdominais. Os constantes movimentos podem ajudar a digestão e o funcionamento do aparelho intestinal.

PULMÕES
A respiração durante a risada é mais vigorosa. O ar é inspirado com mais profundidade e expirado com mais força. Isso aumenta a ventilação pulmonar.

SISTEMA IMUNOLÓGICO
Estimula a produção de células de defesa do organismo e faz com que elas se tornem mais ativas. Com isso, o organismo fica mais protegido contra vírus, bactérias e agentes alergênicos

A medicina descobriu tudo isto recentemente – Mas, Mil anos antes de Cristo – Salomão profetizou – Pv 17:22 O CORAÇÃO ALEGRE SERVE DE BOM REMÉDIO

Ne 8:10 A ALEGRIA DO SENHOR É A VOSSA FORÇA

  • Existem 4 Hs que eu devo ter na vida para ser feliz:

1º.) Humanidade 2) Honestidade 3) Humildade 4) Humor

Todos que olhavam para Saul – viam uma lança. Mas, quando olhavam para Davi viam uma Harpa.

  • Harpa – fala de música. Que seria deste mundo sem música.... Que seria de nós sem música... Que seria da Igreja sem música....
  • QUEM CRIOU A MÚSICA...DEUS – Para dizer quem Ele é – Um Deus alegre.
  • Quando estiver em casa – use a Harpa e nunca a lança. Quando sair de casa – leve a Harpa e nunca a lança. Quando chegar na Igreja – Harpa e jamais a lança...
  • Salmo 16:11 – ALEGRIAS (plural) – A Bíblia fala em alegria 366 vezes .....Quantos dias tem o ano (365)......E, o ano bisexto....(366)

2. A LANÇA NA MÃO DE SAUL – MOSTRAVA QUE SAUL ERA UMA PESSOA ÁSPERA E AGRESSIVA.

POR SUA VEZ – A HARPA NA MÃO DE DAVI REVELAVA QUE DAVI ERA UMA PESSOA AMÁVEL

  • Vivemos numa época em que as pessoas estão estressadas e agressivas
  • Quando nós estamos no espírito, resistimos as afrontas, calúnias, ataques, perseguições, afrontas, escarnios, cara feia, palavras que ofendem, etc...

Mas, fica na carne pra ver... vira o Pop´o...O Mike Tyson...

Gl 5:19-22 (Ilustr: O braço do crente não era crente)

  • Há pessoas que conhecem mais o ferir da lança do que o dedilhar da Harpa – O profeta Elias era assim – (vento – terremoto – fogo)
  • Você sabe que a Graça se manifesta de várias formas: Graça Salvadora (Tt 2:11) - Graça Justificafora (Tt 3:5) - Graça Provedora (2 Co 12:9)

Graça enriquecedora (Ef 2:7)

Mas, não se fala de um aspecto da Graça – Graça como amabilidade – elegancia – amavel trato – educação...

Se até hoje vocë tem na tua mão uma lança – joque-a fora. Tome a Harpa da graça e da amabilidade. E comece a tratar melhor as pessoas...

3. A LANÇA NA MÃO DE SAUL, DIZ QUE SAUL SEMPRE ESTAVA PRONTO PARA MATAR. POR SUA VEZ – A HARPA NA MÃO DE DAVI, DIZ QUE O CORAÇÃO DE DAVI SEMPRE ESTAVA PRONTO PARA AMAR

Saul era um homem egoísta que só pensava em si e não tinha cuidado pelos outros

1º.)Ele já revelou isso quando fez um juramento insensato em 1 Samuel 14.24: “...maldito o homem que comer pão antes de anoitecer, para que me vingue de meus inimigos. Pelo que todo o povo se absteve de provar pão”.

2º.)Jônatas, seu filho sem saber do juramento do pai, no fragor da batalha, tomou um favo de mel (1 Samuel 14.27) e isso lhe fez brilhar os olhos. O povo fez saber a Jônatas o juramento do seu pai e ele disse: “meu pai turbou a terra” (1 Samuel 14.28-30).

A noite, Saul mandou executar o seu próprio filho, pois ele havia desobedecido seu juramento louco e arbitrário. Saul não pensou no seu filho nem no povo. Ele era egoísta.

3º.)Como Saul tratava as pessoas:

a) Jônatas, seu filho – “Porque tão certo como vive o Senhor, que salva a Israel, ainda que com meu filho Jônatas esteja a culpa, seja morto. Porém nenhum de todo o povo lhe respondeu” (1 Sm 14;39).

b) Davi, seu melhor soldado – “...procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou do seu golpe, indo e lança ferir a parede, então, fugiu Davi e escapou” (1 Sm 19.9,10).

c) A cidade de Nobe – matou 85 sacerdotes “...também a Nobe, cidade destes sacerdotes, passou ao fio da espada: homens, e mulheres, e meninos, e crianças de peito, e bois, e jumentos, e ovelhas” (1 Sm 22.13-19).

  • Davi dava a sua vida pelo povo

1º.) Davi cuidava das ovelhas e não as deixava à sua própria sorte (1 Sm 17.20).

2º.) Ele ajuntou a si 600 homens de espírito amargurado e fez deles um poderoso exército.

3º.) Ele amou a nação como um pastor. E mesmo quando as pessoas falavam em apedrejá-lo, jamais deixou de amar o povo.

4º.) Você ama as pessoas? Você é um Saul ou um Davi?

· Como Davi tratava as pessoas?

a) Jônatas, o filho de Saul – tornou-se mais achegado que irmão.

b) Permaneceu leal a Saul – mesmo quando Saul tornou-se louco.

c) Investiu na vida de 600 homens amargurados, endividados – e fez deles um exército.

d) Mefibosete “Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas?... então, Ziba respondeu ao rei: ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés...então Davi lhe disse: Não temas, porque usarei de bondade para contigo... e te restituirei todas as terras de Saul... e tu comerás pão sempre à minha mesa” (2 Sm 9.1-7).

Saul trocou o cetro pela lança. Um ministério só de ferir, de machucar os outros. Mas Davi escolheu agir com bondade. Com que você se parece?

4. A LANÇA NA MÃO DE SAUL – FALA DE ALGUÉM ODIOSO E MAU. POR SUA VEZ, A HARPA NA MÃO DE DAVI – REVELA UM ADORADOR

  • Enquanto Saul, preocupava-se em ferir e matar – Davi adorava a Deus
  • Uma Harpa ungida tem mais poder, que uma lança:

1º.) Josafá conheceu esta verdade ao enfrentar aos moabitas – 2 Cr 20

2º.) Davi expulsava demonios com sua Harpa – 1 Sm 17

3º.) Martinho Lutero, o demonios e o hinário

Quantos Salmos Davi compos com sua Harpa – Davi era um adorador Jesus, nunca usou a espada – Mas, a Harpa ele usou... Em seu últimos momentos aqui na Terra – seus algozes vinham prende-lo com espadas e lanças. Mas, nesta negra hora – ele usa a sua Harpa (seu louvor) e canta a sombra da Cruz -

Mc 14:26 E, TENDO CANTADO O HINO...

  • Veja só o final de quem passou por esta Terra e só usou a lança....

1º.)Saul infeliz, atormentado, buscou a própria morte

· Quem semeia vento, colhe tempestade. Quem semeia na carne, da carne colhe corrupção. O salário do pecado é a morte.

· 1 Samuel 31.4,5 “Então, disse Saul ao seu escudeiro: arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela. Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul já era morto, também se lançou sobre a sua espada e morre com ele”.

· Saul morreu sem autoridade nenhuma. Saul morreu em pecado. Saul terminou seus dias em desastrosa calamidade. Sua morte foi como sua vida, em rebeldia contra a palavra de Deus.

· Hoje quando nos lembrados de Saul é com tristeza.

2º.) Davi morreu em ditosa velhice

· 1 Crônicas 29.26-28 “...morreu em ditosa velhice, cheio de dias, riquezas e glórias; e Salomão seu filho, reinou em seu lugar”.

· Davi andou com Deus, morreu em paz e feliz. Até hoje Davi é lembrado com orgulho em sua nação e no mundo inteiro. O Messias nasceu da sua linhagem. O trono do Messias é chamado o trono de Davi.

· Quando você se for deste mundo, que marcas você vai deixar? As pessoas sentirão saudades de você ou alívio pela sua partida?

5. UM HOMEM CHEIO DE DEMONIOS TEM SEMPRE UMA LANÇA NA MÃO – UM HOMEM CHEIO DO ESPÍRITO DE DEUS TEM SEMPRE UMA HARPA NAS MÃOS

  • Porque ama – porque é feliz – porque é um adorador
  • Deus está a procura de alguém que tem uma harpa – Jo 4:21-23
  • É por isso que tem tantos anjos junto ao trono com harpas nas mãos – Ap 4

MENSAGEM PREGADA PELO PR. MARCOS ANTONIO

NO CULTO DA ASS. DE DEUS EM PLANT CITY – FLORIDA – USA

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...