quinta-feira, 25 de junho de 2009

AUTO AJUDA OU AJUDA DO ALTO

~Toda boa dádiva e todo dom perfeito, vem do Alto..." (Tiago 1:17)


Em tempos em que se ensina que as respostas para todas as mazelas humanas estão dentro de nós; urge a grande necessidade de proclamarmos, que homem algum, encontrará dentro de si mesmo, o lenitivo para a dor, mágoas, frustrações, desalentos e desencontros.

Surgem como campeões de vendas de livros, os escritores que estimulam a “auto ajuda”. Cujos livros, em resumo, trazem a seguinte mensagem: Voce tem a resposta, ela está dentro de voce. Voce pode reverter esta situação de problemas em que vive. Voce tem a chave. É preciso voce conhecer a si mesmo para focar os males e dificuldades.

Literalmente, auto-ajuda é a ajuda que alguém dá a si mesmo, sem a participação de outrem.

Penso que de forma sutil, muitos evangélicos de hoje estão sendo afetados por esta proposta.

Quando trabalhei como capelão academico, na Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, certo dia ao receber na sala da Capelania, a coordenadora do curso de Psicologia, professora Roseli. Tínhamos um grande quadro muito bem pintado, que mostrava o nosso “eu” crucificado na Cruz de Cristo. Quando a professora olhou para o quadro, foi logo dizendo:
- Pastor Marcos, não posso concordar com este quadro. Ele prega a anulação de nossa individualidade!
Sua contundente postura, abriu-me uma preciosa porta para falar-lhe de Cristo e seu Amor. Disse-lhe que nossa total submissão a Cristo jamais anula nossa individualidade. Mas, que mortos para o pecado, submissos a Cristo, podemos ter plena liberdade e vida. Notei, que após minha breve exposição bíblica, ela sorriu e disse:
- Interessante...Não havia pensado nisto...
As respostas para os males do nosso interior estão em Deus. Ninguém conhece melhor um relógio do que seu fabricante – assim é homem; somente Deus seu Criador o conhece. Declara o Salmo 103:14 “Ele conhece a nossa estrutura, lembra-se que somos pó.” Sim, a nossa estrutura física, espiritual, mental, emocional, sentimental, etc.
E, conhecendo-nos integralmente, possui as respostas e a nossa cura.
Jamais esqueça: QUE NÃO PRECISAMOS DE AUTO AJUDA, MAS, DE AJUDA DO ALTO.

Pastor Marcos Antonio

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...