quinta-feira, 16 de julho de 2009

CANÇÕES NA NOITE

"Mas ninguém diz: Onde está Deus que me fez,
que inspira canções de louvor durante a noite,"
(Jó 35:10)

Introdução:

- Canções na noite - Este é o tema de nossa mensagem hoje! Seja edificado e fortalecido na fé.

- Todo este capítulo 35 de Jó, fala das respostas de Eliú ao patriarca Jó. Entre as suas asseverações, surge uma linda e poética verdade: que Deus dá-nos canções durante a noite escura de aflições da vida.

- O texto leva-nos a pensar, que por mais negra que seja a noite, mais brilham as estrelas. Que por mais atroz que seja o nosso sofrimento, maior é a inspiração de Deus para nós louvarmos o Seu Nome. Pois, no escuro vale da existencia humana, sempre se ouvirá um sincero louvor que brota de um coração adorador.

- Esta mensagem é para voce, que já sem forças, sente as agruras da noite escura de aflição. Cuja esperança foi perdida porque todos os seus recursos se esgotaram.

- Voce que está passando por momentos de cálice amargo; esta palavra é para o teu coração entenebrecido pela noite de lágrimas, dor e desalento: Deus vem hoje ao teu encontro para te fazer cantar, sim cantar, CANÇÕES NA NOITE.

- É próprio do ser humano cantar nos momentos de alegria, quando tudo corre as mil maravilhas: plena saúde, emprego estável, filhos bem encaminhados na vida, mesa farta, boa reserva financeira, boa moradia e bom carro, etc... É fácil entoar louvores a Deus assim. Mas, todos concordam que cantar no sofrimento é paradoxal.

- Chamo a tua preciosa atenção para observar as interessantes características das canções que Deus nos dá durante a noite (do sofrimento e dor):


1. SÃO DADAS POR DEUS

a) O texto nos revela que é Deus quem nos dá canções nesta hora - Jó 35:10

b) Davi testemunha que Deus é quem colocou em seus lábios um cantico novo - Sl 40:1-3

c) Os filhos de Coré por sua vez cantaram: "Contudo, o Senhor, durante o dia me concede a sua misericórdia, e 'a noite comigo está o seu cantico." - Sl 42:8

2. SÃO CHEIAS DE FÉ

a. Abraão na prova, quanto mais louvava mais era fortalecido - Rm 4:20

b. Jó em grande aflição cantou um hino de Fé - Jó 1:20,21; 13:15; 19:25

c. Habacuque de igual modo cantou na noite do sofrimento - Hc 3:17-19

3. SÃO INTRUMENTOS DE VITÓRIA

a. Josafá e todo seu reino desfrutaram de grande vitória sobre seus inimigos, porque louvaram a Deus durante a guerra - 2 Cr 20

b. Quando Davi louvava ao Senhor com sua harpa, o espírito maligno se retirava de Saul - 1 Sm 16:14-23

c. O Salmo 149:6 - fala de duas armas de vitória que temos: Palavra de Deus e louvor a Deus. "Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios, nas suas mãos."


4. SÃO PLENAS DE ADORAÇÃO

a. Disse certa vez, meu querido pastor José Pimentel de Carvalho: Jesus cantou 'a sombra da Cruz, ao comentar Mc 14:26

b. Paulo e Silas perto da meia noite, ao louvarem a Deus no cárcere de Filipos, foram alcançados pelo poder de Deus - At 16:25-34

c. Que durante a nossa noite escura de tribulações e sofrimento - se possa ouvir, brotando de nossa alma ferida, as canções que somente Ele dá.
- Sl 77:6 "De noite chamei 'a lembrança o meu cantico..."
- Is 30:29 "Um cantico haverá entre vós, como na noite em que se celebra uma festa santa e alegria no coração, como daquele que sai tocando pífano..."

Pastor Marcos Antonio
Lakeland, Florida - U.S.A.

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...