quarta-feira, 3 de março de 2010

APRENDENDO COM JESUS A SUBIR



















Lucas 24:50-52
"E levou-os fora, até Betanea; e, levantando as mãos, os abençoou.
E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.
E, adorando-o eles, tornaram com grande jubilo para Jerusalém."

Introdução:

Todos nós sabemos que a busca da excelencia na vida cristã, exige de nós renúncia, despreendimento, abnegação, humildade e completa dependencia do Senhor (Jo 15:5).
Pode-se comparar a busca da excelencia a uma escalada de uma alta montanha, onde a coroação de todos os esforços é concedida ao se chegar ao topo (Mt 25:23; 1 Co 15:58).
O nosso texto bíblico básico, fala-nos da gloriosa Ascenção de Nosso Senhor Jesus Cristo ao Céu. Esta preciosa cena nos ensina maravilhosas lições de como podemos aprender a subir, crescer em nossa vida cristã e em todos os aspectos. A maneira como Jesus subiu exala verdades preciosas a todos aqueles que primam pela busca da excelencia.


1. JESUS SUBIU COM AS MARCAS DO SACRIFÍCIO

1.1 Padecimento antes, glória depois

Aquele que padeceu, sofreu e foi moído em grande dor (Is 53:1-4), subiu ao Céu, sendo recebido com honras e glórias, porque primeiro padeceu (Sl 24:7-10) (Hb 2:9).
A senda do mundo é inversa a do salvo: No mundo primeiramente se experimentam as glórias fugazes, e a posterióri, o terrível padecimento. No entanto, o salvo em Cristo, prova primeiro, o padecer e o sofrer, para depois desfrutar a glória eterna. Esta verdade é bem explicada por Jesus aos dois discípulos no caminho de Emaús: Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória...(Lc 24:26).
Se sofrermos, também com Ele reinaremos...(2 Tm 2:12)
Querido(a) irmão(ã), as aluras santas ninguém pode chegar, sem primeiro passar pelo vale de lutas e aflições (Jo 16:33). Pois Deus somente nos faz crescer, como bem disse José, na tribulação: Deus me fez crescer na terra de minha aflição (Gn ) (Rm 5:3)

1.2 O caminho para o trono

Quem imagina que o caminho para o trono é pavimentado pelo conforto e margeado pelas mais lindas flores e um esplendoroso riacho, engana-se.
Que o diga José, que conheceu o caminho do trono:
O caminho do trono passa pela inveja e ódio dos irmãos(Gn 37:4)(2 Co 11:26)
O caminho para trono passa pela cova do abandono (Gn 37:19-24)(Sl 124:1-8).
O caminho para o trono passa pelo mercado de escravos (Gn 37:28).
O caminho para o trono passa pela dor da calúnia e da injustiça (Gn 39:6-20) (Is54:17).
O caminho para o trono passa pelo cárcere (Gn 39:20-23) (At 14:22)


2. JESUS SUBIU SENDO VISTO POR TODOS

2.1 O relato de Lucas é significativo em Atos 1:9,10

v.9 “E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado ‘as alturas...”
v. 10 “E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto Ele subia...”
Todos os crentes que estavam no Monte das Oliveiras naquele memorável dia, viram Jesus ser assunto aos céus. Foram testemunhas oculares de um dos maiores acontecimentos de toda a História – a subida triunfal do Senhor Jesus (Lc 24:50-52)

2.2 Aprender com Jesus a subir, é subir ‘a vista de todos.

Isto é, nosso crescimento deve ser testemunhado por nosso pastor, ministério local e igreja onde nos congregamos. Falso é o crescimento espiritual, que não é testemunhado e avalisado pela Igreja.
Paulo ao referir-se a um querido irmão que crescia em excelencia no Reino, disse dele em 2 Corintios 8:18 “E com ele enviamos aquele irmão cujo louvor no Evangelho, está espalhado em todas as igrejas.”
O crescimento espiritual e ministerial do jovem Timóteo foi confirmado por todos onde vivia: “E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego, do qual, davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e Iconio.” (At 16:1,2)
Não nos esqueçamos que os primeiros a testemunharem que a unção de Deus está em nossa vida, são os irmãos onde nos congregamos. É digno de nota, a experiencia vivida por Davi, quando fora ungido pelo profeta Samuel: “Então, Samuel tomou o vaso de azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos...” (1 Sm 16:13)


3. JESUS SUBIU GRADATIVAMENTE

3.1 Jesus subiu lentamente

Não creio que subiu como se sobe um foguete, rapidamente; pois o texto sagrado nos informa que os olhos de todos estavam fitos nEle, enquanto subia (At 1:9,10).
É preocupante aqueles que desejam subir de forma rápida, sem discipulado, sem as marcas do tempo e da experiencia.
De vez em quando estamos ouvindo de pregadores e cantores, que foram vitimados por uma queda na jornada cristã. Não se pode generalizar, mas boa parte destes casos, deve-se a falta de um crescimento cristão sustentável e uma ascensão muito rápida. O mesmo tem se dado com alguns artistas, que nem bem se convertem, já estão ministrando em muitas igrejas, inclusive, dando palestras para líderes. Não passam tempo ouvindo seu pastor, não são alunos da Escola bíblica dominical, não frequentam cultos de oração e ensino, e levantam-se para ensinar, sem passarem pelo caminho do aprendizado, o que é lamentável.
Aprendamos com Jesus, que subiu gradativamente (Rm 5:3-5)

3.2 Daví, outro precioso exemplo

Primeiro, apenas um pastorzinho de ovelhas (1 Sm 16:11), em seguida, um tangedor de harpa na casa real (1 Sm 16:14-23), diácono dos irmãos na guerra (1 Sm 16:20), pajem de armas do rei (1 Sm 16:21), vencedor de gigante (1 Sm 17:32-58), odiado pelo rei Saul (1 Sm 18:10-16), escondido na caverna de Adulão (1 Sm 22:1), rei de Israel (2 Sm 5:1-5)


4. JESUS SUBIU PORQUE PRIMEIRO DESCEU

4.1 Porque a honra é precedida pela humildade

Jesus disse a Nicodemos: “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu.” (Jo 3:13). Com Jesus aprendemos, que se desejamos ascender em qualquer área da vida na busca da excelencia, necessitamos trilhar o caminho da humildade. A respeito, escreveu o sábio Salomão: “Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e diante da honra, vai a humildade.” (Pv 18:12)

4.2 Jesus nos ensina a descer para a grandeza

No mundo secular nos deparamos sempre com a mensagem: “Cresça e apareça!”; no entanto a Mensagem do Senhor Jesus a todos nós é: “Desça e apareça !”. “Humilhai-vos pois debaixo da potente Mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.” (1 Pe 5:7) “Humilhai-vos perante o Senhor, e Ele vos exaltará.” (Tg 4:10)


5. JESUS SUBIU ABENÇOANDO

“E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao Céu.” (Lc 24:51)

5.1 Enquanto voce sobe, abençõe

Quantas pessoas que na ansia de alcançar seus objetivos, causam tantos males para outras pessoas. São aqueles que sobem, mas sobem maltrando e destruindo. Que cena tão linda, a da Ascenção de Nosso Salvador Jesus: Com as mãos estendidas para os seus discípulos, sobe ministrando uma benção sobre eles. Aprendamos com Jesus, que o sucesso é a grande oportunidade que Deus nos dá para abençoar vidas (Gn 12:2)

5.2 Não há razão para subir, se não queremos abençoar

A exemplo, não podemos nos esquecer da história de José, que ao chegar ao trono, tendo na mão seus irmãos; poderia ele vingar-se deles, mas não o fez. Não estendeu sua mão para esmagá-los e quitar todo sofrimento que viveu por causa do ódio deles por sua pessoa, mas, estendeu as mãos para abençoa-los, perdoando-os.

“Então, José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo varão; e ninguém ficou com ele quando José se deu a conhecer a seus irmãos. E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcioso ouviam, e a casa de Faraó o ouviu. E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face. E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então disse ele: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para a conservação da vida, Deus me enviou diante da vossa face. (Gn 45:1-5)

______________________________________________________________
Mensagem que recebí do Senhor, na esperança de edificar todos aqueles que buscam a Excelencia - que visam não a sua glória e promoção pessoal, mas anelam subir para serem instrumentos de benção.

Pastor Marcos Antonio

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...