APRENDENDO COM JESUS COMO RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Atos 1:1-8
1 – Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo o que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar.
1 – Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera.
2 – Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando do que respeita ao reino dos céus.
3 – E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse Ele) de mim ouvistes.
4 – Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
5 – Aqueles pois que se haviam reunido, perguntaram-lhe dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel ?
6 – E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
7 – Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Introdução:
A gloriosa benção do Batismo com Espírito Santo, não é o batismo em águas (At 1:5)(Mt 3:11), não é o novo nascimento (Jo 3:3-8); também não significa Salvação. Mas, é benção para os nascidos de novo, porque é benção da Salvação em Cristo (Rm 8:32).
Jesus deixa bem claro que são experiencias distintas. Prometeu o Batismo com Espírito Santo aos seus discípulos (já nascidos de novo e convertidos a Deus) (At 1:4,5,8)
Nesta mensagem de hoje, vamos aprender com Jesus, sobre esta benção tão indispensável para a Igreja.
1. Jesus nos ensina que o Batismo com Espírito é a Promessa do Pai
“E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas, que esperassem a Promessa do Pai, que (disse Ele) de mim ouvistes.” (At 1:4)
1.1 A expressão “Promessa do Pai”, revela a procedencia desta benção
O apóstolo Pedro, em seu renomado sermão no dia do Pentecóste, disse em Atos 2:33 “De sorte que, exaltado pela dextra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que agora vedes e ouvís.
Nosso Pai Celestial é a fonte de todas as bençãos (Ef 1:3) (Tg 1:17), dele vem tudo o que necessitamos para termos uma vida feliz, futífera e cheia do Espírito Santo.
1.2 A expressão “Promessa do Pai”, nos fala de verdade e fidelidade
(Hb 10:23) “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”
(Nm 23:19) “Deus não é homem para que minta; nem filho do homem para que se arrependa. Porventura diria ele, e não o faria ? ou falaria, e não o confirmaria ?”
(Hb 6:18) “...é impossível que Deus minta...”
Querido(a) irmão(ã), que ainda não foi batizado com Espírito Santo; como é maravilhoso saber que nenhuma Palavra de Deus cai por terra (Sl 119:89). E, que firmados nela, podemos receber esta rica promessa – de sermos batizados com Espírito Santo (At 1:4; 2:1-4)
2. Jesus nos ensina que o Batismo com Espírito Santo é Revestimento de poder
(Lc 24:49) “ E eis que sobre vós envio a Promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.”
2.1 Na Salvação fomos vestidos
A experiencia vivida no Édem, por nossos primeiros pais, Adão e Eva, ilustra muito bem esta verdade. Pois, estando eles nus; Deus revela sua misericórdia e os veste. (Gn 3:21) “E fez o Senhor Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.”
(Is 61:10) “Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me vestiu de vestidos de salvação...”
O melhor vestido concedido pelo pai amoroso ao filho arrependido, nos diz, que na Salvação somos vestidos. (Lc 15:22) “Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lho...”. É digno de nota lembrar, que segundo a tradição judaica daqueles tempos, o melhor vestido da família, não era de nenhum dos filhos, nem da mãe, mas, do pai. Que lindo, na Salvação, o Pai Celestial nos veste com seu próprio vestido – Sua eterna Salvação.
2.2 No Batismo com Espírito Santo somos revestidos (Lc 24:29)
Certa vez, quando ministrava a Palavra de Deus, o querido amigo e emérito pregador, pastor Geziel Nunes Gomes, disse que no Calvário encontramos Salvação, e no Cenáculo, o glorioso revestimento de poder. E, ao ilustrar estas duas experiencias maravilhosas, acrescentou: “A título de ilustração digo, que um dia passei pelo Calvário, e Deus me deu uma camisa e me vestiu. Mas, em seguida me disse: Agora vá para o cenáculo do Pentecóste, que vou te dar um paletó.”
Sim, o Batismo com Espírito Santo é revestimento de poder. E, estando revestidos, temos mais força espiritual, para vencermos a carne, o mundo e o diabo (Lc 10:19)(2 Tm 1:7)
3. Jesus nos ensina que o Batismo com Espírito Santo é a Virtude do Espírito Santo
(At 1:8) “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”
3.1 A palavra virtude neste texto(At 1:8), é a palavra grega “dunamys”, que significa poder, capacitação.
O Batismo com Espírito Santo, é na vida do crente, fonte de poder e capacitação para testemunhar Jesus com eficácia. Muitos testificam a Cristo, sem terem esta bendita experiencia (o que jamais invalida o testemunho- Haja visto, temos muitos queridos irmãos sinceros e piedosos, que ainda não foram batizados com Espírito Santo, e que são verdadeiras testemunhas de Cristo); mas, sem dúvida, que com este revestimento de poder, o testemunho se torna mais operoso e impactante (At 8:5-8) (At 10:44)
3.2 Do termo “dunamys” temos tres palavras em nossa Língua Portuguesa: Dinamo, dinamico e dinamite
a) Dinamo - Quando recebemos o Batismo com Espírito Santo, Deus nos torna um verdadeiro dinamo (gerador de força e energia)(Jo 7:38) para abençoar muitas vidas. Deus não nos unge, para que retenhamos as bençãos para nós, mas para que repartamos do Espírito que está em nós.
b) Dinamico - Quando recebemos o Batismo com Espírito Santo, um grande despertamento espiritual ocorre em nossa vida. O ócio e a letargia, dão lugar ao fervor e ao desejo servir com alegria (Sl 100:2) e testemunhar de Jesus (Rm 1:16)(2 Co 2:1-5).
c) Dinamite - Quando recebemos o Batismo com Espírito Santo, nos tornamos uma poderosa arma nas mãos de Deus, para a destruição de muitas fortalezas malignas (Lc 10:19).
Que nos use o Senhor, como verdadeiras dinamites espirituais.
4. Jesus nos ensina como receber o Batismo com Espírito Santo
4.1 Por vezes já temos lido e ouvido, sobre fórmulas humanas das mais diversas para se receber avivamento e unção. Mas, a Palavra de Deus nos declara, que só Deus possui a fórmula da unção (Ex 30:22-25) e do derramamento do Espírito (Is 44:3)(At 2:17,18)
4.1 Jesus tem a receita para ser batizado com Espírito Santo:
Primeiro: Tenha sede do Batismo com Espírito Santo (Jo 7:37) “Quem tem sede” – Deseje esta benção!
Segundo: Se aproxime do Senhor (Jo 7:37) “Venha a mim” – Tenha comunhão com Ele
Terceiro: Tome posse (Jo 7:37) “E beba” - Isto é, experimente o poder extraordinário do Espírito Santo.
Conclusão:
O saudoso pastor Estevam Angelo de Souza, deixou-nos a seguinte reflexão sobre a preciosa finalidade do Batismo com Espírito Santo:
“Jesus indicou o principal propósito do Batismo com Espírito Santo que os discípulos haviam de receber, quando disse que receberiam poder ao descer sobre eles o Espírito Santo.
Este poder pentecostal habilita os crentes a testemunharem efetivamente de Cristo (At 1:8), inclusive nas circunstancias mais difíceis e perigosas.” Pois, vale lembrar que a palavra “testemunhas” no original grego do texto sagrado é a palavra “mártires”. Todos os cristãos martirizados pelo Evangelho, traziam uma alma apaixonada por Jesus e um coração cheio da virtude do Espírito Santo (1 Pe 4:12-14).
Querido(o) irmão(ã), se ainda não recebeste esta benção; busque ao Senhor com Fé. Derrame teu ser diante de sua Presença. Tenha sede do Espírito Santo, desejando beber de seu maravilhoso rio (Ap 22:17).
Pastor Marcos Antonio
Nenhum comentário:
Postar um comentário