Mateus 24:27
27- Porque assim como relampago, sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
Palavra Introdutória:
Tudo nos mostra que Cristo já volta, breve Ele voltará !
Devemos como Igreja: Amar a Vinda de Jesus (2 Tm 4:8), ser paciente até a Vinda do Senhor (Tg 5:7), estar preparado para a Vinda de Jesus (Ap 19:7,8), ter na vida a Presença do Espírito de Deus (o óleo) (Mt 25:1-13), guardar o que temos recebido (Ap 3:11), estar com o olhar voltado para o Céu (Lc 21:28), guardar-se em santidade, não se corromper com o sistema deste mundo (1 Jo 3:2,3)(Hb 12:14)(Ap 22:11-14), estar em constante vigilancia (Mt 25:13) - porque o Senhor vaticinou em sua Palavra, que virá como um relampago (Mt 24:27)
Nesta ilustração usada por Jesus para nos alertar, o Espírito de Deus irá nos ensinar hoje, sobre a mensagem mais confortadora da Bíblia para a Igreja: A Vinda gloriosa do Senhor.
Jesus nos ensina que sua Vinda será como a vinda de um relampago
O relâmpago é um clarão muito intenso e rápido produzido pelo raio, precedendo ou acompanhando o trovão.
1. O relampago aparece no céu, normalmente quando existem nuvens escuras
Nuvens escuras representam o contexto espiritual que se encontra este mundo (1 Jo 5:19)
Nuvens escuras falam da multiplicação da iniquidade em todos os níveis (Mt 24:12)
Nuvens escuras falam dos sinais da Vinda de Jesus (Mt 24:3-14)
2. O relampago quando surge, para muitos causa espanto
Enquanto, para a Igreja do Deus Vivo a Vinda do Senhor é sinonimo de Vitória, alegria indizivel e plena glória (Ap 22:20), para o mundo ímpio e para os crentes que ficarem, significará espanto, tristeza e dor.
Quando Jesus veio a este mundo como homem, sua vinda trouxe alegria aos magos e aos pastores de Belém. Mas, o rei profano Herodes e toda Jerusalém com ele, ficaram perturbados (Mt 2:3). Ao voltar a segunda vez, não será diferente com este mundo.
3. O relampago nos dá a lição da surpresa
Os melhores meteorologistas com a atual tecnologia dos satélitas, podem prever com precisão todas as mudanças climáticas; no entanto, não podem prever a hora em que relampagos surgirão no céu.
A Vinda de Jesus se revestirá de grande surpresa, pois, Ele virá na hora em que muitos estarão desapercebidos (Mt 25:13)(Mc 13:33-37)
4. O relampago nos fala de rapidez
(1 Co 15:52) “...num momento, num abrir e fechar de olhos...” Assim será a Vinda do Senhor. A palavra grega aqui, nos fala de “um átomo de tempo”
Será muito rápida a sua Vinda. Não haverá tempo para se preparar, se santificar, orar, buscar a Deus ou confessar pecados. Temos que estar preparados hoje para encontrá-lo nos ares (1 Ts 4:16,17). Apocalipse 19:8, não diz que a Igreja está se aprontando para as Bodas do Cordeiro; mas, que já está pronta.
5. O relampago é o resultado de extraordinária descarga de energia
Dizem os estudiosos que os relâmpagos são produzidos durante tempestades com nuvens eletricamente carregadas, quando o campo elétrico se torna tão forte e intenso ao ponto de forçar uma descarga elétrica entre a nuvem e o solo.
Pensai no poder de sua Vinda e no poder da Ressurreição (Jó 19:25,26) (Sl 17:15) (1 Ts 4:13-18) (1 Co 15:52-58)
6. O relampago é um fenomeno natural de grande beleza
O relâmpago é um dos fenômenos mais bonitos da natureza e também um dos mais mortais. Com as temperaturas dos raios sendo maiores do que a da superfície do Sol e com as ondas de choque se propagando em todas as direções, o relâmpago é uma aula de física. A Vinda de nosso Rei e Senhor, será plena de glória e esplendor (1 Ts 4:16). Será maravilhoso ve-lo face a face (1 Jo 3:2) . Será lindo contemplá-lo no fulgor de sua eterna glória , como João o viu (Ap 1:13-16)
O relampago mostra-se no céu com uma beleza que se reveste de mistérios. Ele é ainda se apresenta à ciência como um de seus maiores mistérios: como ele funciona? Todos sabem que o relâmpago é gerado em sistemas de tempestades eletricamente carregados, mas a maneira como se dá essa carga ainda permanece obscura. Que maravilhoso, Jesus ter tomado o relampago para ilustrar sua Vinda. Que sendo extraordinariamente gloriosa, se reveste do inexplicável para a nossa mente tão finita. Paulo quando trata desta doutrina, fala da Vinda do Senhor com relação a nós, como um mistério: “Eis aqui vos digo um mistério...” (1 Co 15:52)
Pastor Marcos Antonio
Nenhum comentário:
Postar um comentário