domingo, 11 de novembro de 2012

CELEBRANDO O AMOR FRATERNAL


“E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jonatas se ligou a alma de Davi; e Jonatas o amou como ‘a sua própria alma.     E Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para a casa de seu pai.    E Jonatas e Davi fizeram aliança;   porque Jonatas o amava como a sua própria alma.      E Jonatas se despojou da capa que trazia sobre si e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada,  e o seu arco, e o seu cinto.” 
(1 Sm 18:1-4)

1.  Neste texto observamos a celebração do amor fraternal. Davi e Jônatas nos ensinam  lições preciosas:

Primeira:   Que o amor não discrimina. 
Jônatas era príncipe, Davi era um simples campesino, um pastorzinho de ovelhas.   Mas, o amor fraternal que desconhece preconceitos, ligou aqueles dois corações em sincera amizade.

Segunda:  O amor é dadivoso.
Jônatas entendeu que amar significa dar.    E, quando sua alma se ligou a alma de Davi, imediatamente, deu o seu melhor para o seu amigo: Suas vestes de príncipe.   Por certo roupas de grife da época;  linho finíssimo digno de filho do rei.   O Davizinho acostumado a vestir a sua gasta e simplória roupa de interiorano, agora veste uma roupa super “chique”.
Mas, as dádivas do amor não pararam, Jonatas abre seu material bélico, e dá a Davi também as suas armas: sua espada, seu arco e seu cinto.                                                                             

2.  O singular gesto de Jônatas revela-nos lindas verdades do Amor:

Primeira:   Que o amor é a motivação maior do dar
Jonatas não mesclava barganha no relacionamento interpessoal.  Simplesmente amava sem esperar nada em troca.  Pelo contrário, seu coração generoso cheio de amor o levou a partilha de tudo o que tinha com seu amigo.

Segunda:   Que o amor revela que somos todos iguais.    Tudo porque o amor põe por terra as paredes do “apartheid”,  as barreiras de toda a ordem.   Nesta história bíblica, o príncipe e o plebeu, o ricaço e o pobre,  o magnata e o roceiro,  fazem aliança pelo amor fraternal.

Terceira:     Que o amor nos torna parecido.   
Fico a imaginar quando Davi saiu pelas ruas da cidade usando as vestes de Jonatas.  Por certo não poucos confundiram Davi com Jonatas.  O amor nos deixa semelhante.  Bendita clonagem de Deus.

Quarta:   Que o amor é profeta
O amor manifesto por Jonatas transmitiu a Davi três profecias:

  •      Que por maiores que sejam as dificuldades na tua vida, você será sempre agasalhado pelo apreço dos verdadeiros amigos.  

Ao vestir Davi com suas roupas, estava dizendo:  Que minha estima  te agasalhe! 
É de bom alvitre lembrar, que Jonatas não deu a Davi, trapos e farrapos.  Ele presenteia a Davi com o melhor que tinha.  Abre o seu próprio guarda roupa, tira de suas
                                                                                                     39
roupas de príncipe, o que havia de melhor em sua grif real. 
A falta de amor no coração de muitos crentes, se manifesta nas doações que fazem muitas vezes para  o serviço social, das igrejas onde se congregam.  E, não estou falando de crentes materialmente pobres;  refiro-me a crentes que possuem recursos;  mas, pela falta de amor fraternal,são mesquinhos e miseráveis.  Doam camisas rasgadas e sem botões, vestidos que mais parecem capa de botijão de gás,  sapatos furados e sem cadarços, etc...
Se Jonatas fosse desse tipo de crente, Davi sairia de sua casa, feito um espantalho, um Jeca Tatu.   Mas, o amor, que sempre busca fazer o melhor, fez Jônatas vestir a Davi, como um príncipe  da casa real.

  •     Que diante dos inimigos, não te faltar á um amigo para guerrear as tuas guerras. 

Jônatas, ao compartilhar suas armas com Davi estava declarando:  As tuas guerras são minhas , tuas batalhas são minhas,  conte comigo!

  •       Que você vai chegar ao trono

No amor existe sempre um caráter profético.  Quando ministramos amor ao nosso próximo, sem dúvida estamos profetizando; porque o amor é profeta.  As dádivas de Jonatas para Davi, foi um ato profético.   Ao vesti-lo com as roupas da corte, o amor foi o arauto de Deus para profetizar para Davi: “Vai se acostumando com estas vestes,  porque você será rei de Israel.”
Aprendo com esta verdade,  que quando amamos profetizamos bênçãos e vitória.

Pastor Marcos Antonio


Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...