domingo, 20 de julho de 2008

NÃO NEGOCIES O TEU OLHO DIREITO

NÃO NEGOCIES O TEU OLHO DIREITO

Mais ou menos um mes depois, Naás, o rei dos amonitas, marchou contra a cidade de Jabes, na terra de Gileade. O exército de Naás cercou a cidade, e então os homens de Jabes lhe disseram: - Vamos fazer um acordo e nós o aceitaremos como chefe.

Naás respondeu: - Eu faço um acordo, mas com a seguinte condição: furarei o olho direito de todos voces e assim humilharei todo o povo de Israel.

Os líderes de Jabes disseram: - Dë-nos sete dias para mandar mensageiros por toda a terra de Israel. Se ninguém vier nos ajudar, então nos entregaremos a vocë.

1 Sm 11:1-3 (Linguagem de Hoje)

Introdução:

· Diante da ameaça de Naás, rei dos amonitas, que havia sitiado os de Gileade,

Jabes de Gileade lhe fez proposta de aliança. Suas palavras foram: Vamos fazer um acordo e nós o aceitaremos como chefe. Isto é seremos teus servos.

O texto original hebraico nos mostra que disseram: Ponha as condições e te serviremos.

Mas a condição de Naás era ardilosa e terrível: Eu faço um acordo, mas com a seguinte condição: Furarei o olho direito de todos voces e assim humilharei todo o povo de Israel.

O maligno rei Naás queria que todos os homens de Jabes de Gileade negociassem cada um seu olho direito.

Os líderes de Jabes pediram sete dias antes de fazer este acordo, esta aliança de vergonha e concluiram com as seguintes palavras: Se ninguém vier nos ajudar, então nos entregaremos a vocë.

Quando o rei Saul ouviu o clamor do povo de Jabes e todas as palavras do rei Naás contra eles, o Espírito veio sobre Saul poderosamente (1 Sm 11:6).

Organizou o exército com trezentos e trinta mil homens para socorrer Jabes.

No dia seguinte, ainda bem cedo, Saul dividiu o exército em tres companhias, atacou e venceu o inimigo amonita (1 Sm 11:9-11).

Temos que considerar que a gana do rei Saul em vencer Naás, foi aumentada pela ofensiva condição que havia imposta, desejando que cada israelita de Jabes de Gileade negociasse seu olho direito.

Desde os tempos antigos, um soldado quando perdia o olho direito, ficava praticamente inutilizado para a batalha.

Normalmente o olho esquerdo durante o combate, ficava protegido pelo escudo. Enquanto que o olho direito era o olho da pontaria, o olho da visão do alvo, o olho com o qual miramos o inimigo.

Aplicando esta história bíblica para os nossos dias, creio que Deus está nos dizendo com autoridade e poder: NÃO NEGOCIES TEU OLHO DIREITO !

1. ESTE OLHO DIREITO PODE SER A ORAÇÃO

· E quantos já que satanás lhes furou este olho

· É através do olho direito da Oração que podemos contemplar as coisas grandes de Deus para nós - Jr 33:3

2. ESTE OLHO DIREITO PODE SER A INTEGRIDADE DE CARÁTER

· Quando se perde um bem, riquezas, dinheiro – não se perdeu nada

Quando se perde a saúde – se perdeu alguma coisa

Quando se perde o caráter – se perdeu tudo.

· Não permitamos que o diabo, o mundo e a carne nos vaze este olho direito.

3. ESTE OLHO DIREITO PODE SER A ESPERANÇA

· É notável o número de crentes e até obreiros que já perderam a esperança. Por sua vez vivem apáticos, sem vida, sem sonhos, sem ideais, sem espectativas, sem motivações em suas vidas e ministérios.

· Jamais perca a esperança. Os dias podem ser trabalhosos e escuros. Mas, o salvo tem esperança, sempre tem esperança (Pv 14:32)

4. ESTE OLHO DIREITO PODE SER O DISCERNIMENTO ESPIRITUAL

· Quanta gente que satanás lhes furou este olho. Perderam completamente o discernimento. Abraçam facilmente heresias e modismos teológicos. E no linguajar de meu querido amigo pastor Silas Malafaia: Vivem atrás dos besteróis... E por não terem discernimento, são engodados e levados como presas fáceis dos enganadores.

· Discernimento espiritual vem através de: Ensino normativo da Bíblia, oração, correta instrução na Palavra por parte de seu pastor e de verdadeiros pregadores e ensinadores (Ef 4:11-16)

NÃO NEGOCIES TEU OLHO DIREITO!

Pr. Marcos Antonio

Nenhum comentário:

A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA

  A RESTAURAÇÃO DE JOÃO BATISTA Mateus 11.1-11   Introdução:   ü Quero chamar a tua atenção para um dos personagens da Bíblia , q...